Duas senhoras e atrizes de respeito fazendo sem-vergonhice na TV!
Resumo
O nosso texto é organizado a partir da fundamentação teórica da análise de discurso de orientação francesa (doravante, AD), sobretudo, a partir do conceito de Formação Imaginária de GADET E HAK (1993), além disso, a noção de Imaginário de MAFFESOLI (2001b) também contribui teoricamente para as leituras e análises realizadas por nós. Diante disso, nos propomos a analisar sete comentários que discorrem, principalmente, sobre a sexualidade e a homossexualidade feminina na velhice, os quais irrompem a partir da postagem no site do Youtube de uma cena do primeiro capítulo da novela Babilônia, exibida no horário nobre da Rede Globo de televisão. Por comentário, compreendemos o que FOUCAULT (1970) nos sugere para o seu modo de produzir sentido: há, segundo esse autor, dois papeis solidários no funcionamento dos comentários: primeiro, que ele permite construir novos discursos a partir do texto base, ou seja, ele funda a possibilidade aberta de falar, e, ainda, que também nele pode-se, enfim, articular o que se encontrava silenciado no texto primeiro. A partir dos estudos desenvolvidos, constatamos que esses comentários fundamentam-se em reproduções de crenças religiosas, de verdades científicas do século XIX, de concepções e certezas sobre as identidades de gênero e orientação sexual e, principalmente, sobre a sexualidade feminina na velhice.
Palavras-chave: Sexualidade; Homossexualidade; Imaginário; Análise do discurso; Mídia.
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