Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte

Autores

  • Thaline Thiesen Kuhn Universidade Federal de Santa Catarina
  • Cláudia Regina Flores Universidade Federal de Santa Catarina
  • Joseane Pinto de Arruda Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar um "estado da arte" das pesquisas em História da Educação Matemática que tratam especificamente sobre geometria e desenho no ensino primário. Para tanto, norteou-se pelas seguintes questões: Como e onde se situa, na atualidade, o quadro de pesquisas envolvendo geometria e desenho no ensino primário? Quais abordagens ou conhecimentos são produzidos por essas pesquisas? Considerando o período de 2000 a 2014, fez-se um levantamento de estudos que tratam do tema em questão junto ao banco de teses e de dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), a 12 sítios de Programas de Pós-Graduação e a 20 revistas nacionais na área da Educação Matemática, História da Educação e Educação. A partir dos dados encontrados, procuramos notificar a quantidade de pesquisas desenvolvidas, o local de produção e os sujeitos envolvidos. Por fim, percebemos que a pesquisa em História da Educação Matemática, tomando como foco a geometria e o desenho no ensino primário, é motivada pela compreensão histórica dos saberes escolares atuais e está associada a referenciais teóricos da Educação e da História.

Palavras-chave: Ensino primário; História da educação matemática; Ensino de Matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaline Thiesen Kuhn, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Cláudia Regina Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora do Departamento de Metodologia de Ensino - CED/UFSC e do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica - PPGECT/UFSC.

Joseane Pinto de Arruda, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professora dos anos iniciais do Colégio de Aplicação - UFSC.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

KUHN, Thaline Thiesen; FLORES, Cláudia Regina; ARRUDA, Joseane Pinto de. Geometria e Desenho numa perspectiva histórica: um estado da arte. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 33, p. 309–332, 2016. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817332016309. Acesso em: 29 mar. 2024.