O elo de veneração: o velho e o novo nos quadros de formatura

Autores

  • Nelson Maurilio Coelho Junior Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723816302015122

Resumo

Este texto se propõe analisar dois quadros de formatura do Curso Normal construídos durante a década de 1920, pertencentes à coleção do acervo do Colégio Coração de Jesus, localizado na cidade de Florianópolis, capital do Estado de Santa Catarina. Além da análise serão apresentadas algumas reflexões teóricas e discussões dos autores que estudam temas correspondentes. A análise desses artefatos se inscreve na perspectiva da cultura material escolar que permite estudá-los como portadores de vestígios ou intenções de verdade que possam trazer à tona as vivências e práticas cotidianas da educação escolarizada. Nos quadros de formatura analisados aqui é possível encontrar uma convivência intrigante entre elementos do universo fotográfico e da arte pictórica. Estas composições, predominantemente imagéticas podem revelar nuances do investimento político, institucional e pessoal engendrados pela efervescência da construção social de necessidades e crenças na formação através da educação. São componentes de uma trama de relações da tessitura social constituída por seus produtores e consumidores que, em contato com eles, deram sentido mútuo as suas existências no universo de uma escola pulsante, de saberes e práticas vividas, sentidas e reproduzidas.

Palavras-chave: Educação; Santa Catarina; História; Colégio Coração de Jesus (Florianópolis, SC); Fotografia.

Biografia do Autor

Nelson Maurilio Coelho Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC

Doutorando do Programa de Póg-Graduação em Educação -PPGE/UDESC; Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (2013); Especialização em Educação Ambiental, na área do conhecimento "Educação Profissional", ministrado em nível de pós graduação lato sensu pela Faculdade de Tecnologia Senac Florianópolis (2009); Graduado em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC (1995); atua como pesquisador e professor desde 1993.

Downloads

Publicado

2015-04-10

Como Citar

Coelho Junior, N. M. (2015). O elo de veneração: o velho e o novo nos quadros de formatura. Revista Linhas, 16(30), 122 - 151. https://doi.org/10.5965/1984723816302015122