O grupo escolar Antensina Santana: criação, denominação e a arquitetura escolar

Autores

  • Sandra Elaine Aires de Abreu Universidade Estadual de Goiás Centro Universitário de Anápolis
  • Déborah Aires Souto Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723816302015049

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a criação, a denominação e a arquitetura do grupo escolar Antensina Santana. O período delimitado deste estudo é o que ocorre entre 1925 e 1945. A primeira data abriu o caminho a uma nova forma escolar, à criação do grupo escolar e à construção de sua primeira sede e a segunda foi o momento em que o grupo escolar foi (re)inaugurado, passando a ter uma nova sede. Elegemos para o desenvolvimento deste estudo a pesquisa bibliográfica, a análise documental e a análise projetiva. E os dados foram complementados por meio de uma entrevista com uma ex-aluna e ex-professora da escola. A entrevistada fez o curso primário na unidade de ensino entre 1930 e 1931 e foi professora na instituição entre 1950 e 1983. A criação do Grupo Escolar de Anápolis se insere no contexto de criação e expansão dos Grupos Escolares em Goiás, bem como no contexto de desenvolvimento econômico da cidade. No que se refere à denominação da escola, hoje na memória das pessoas da cidade, está presente o primeiro nome e o atual. Pouquíssimas pessoas se lembram que a unidade de ensino um dia foi denominada de “24 de Outubro”. A arquitetura do Grupo Escolar Antensina Santana, quando comparado aos grupos escolares feitos no resto do país, pode ser considerada como menos onerosa e monumental.

Palavras-chave: Grupo Escolar Antensina Santana (Anápolis, GO); Educação; Goiás; História; Edifícios escolares.

Biografia do Autor

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás Centro Universitário de Anápolis

Graduada em Pedagogia (UniEvangèlica) e em História (UFG), Mestre em Edudação pela UFG, Doutora em Educação:História, Política, Sociedade, pela PUC-SP. Lidér do grupo de pesquisa ERUDIO, professora do Curso de Pedagogia da UEG e UniEvangélica e professora do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da UEG. Coordenadora da Rede Goiana de Pesquisa do Ensino Fundamental da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (FAPEG).

Déborah Aires Souto, Universidade Estadual de Goiás

Acadêmica do 5o período do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UEG. Bolsista Pibic/Cnpq

Downloads

Publicado

2015-04-10

Como Citar

Abreu, S. E. A. de, & Souto, D. A. (2015). O grupo escolar Antensina Santana: criação, denominação e a arquitetura escolar. Revista Linhas, 16(30), 49 - 84. https://doi.org/10.5965/1984723816302015049