Avanços na inclusão da temática de história e cultura afro-brasileira e africana. PNLD Ensino Médio 2012 e a lei 10.639
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723815292014379Resumo
A questão principal deste artigo é verificar a aplicação da lei 10.639 que incluiu no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática da história da cultura afro-brasileira nas coleções de livros de história do Ensino Médio. A análise procurou observar a forma que as temáticas referentes à cultura africana e afro-brasileira foram apresentadas e distribuídas nesse material. A obrigatoriedade prevista na lei mencionada foi uma das premissas à validação do conteúdo desses livros. As obras foram aprovadas em 2010 pelo Fundo Nacional de Educação (FNDE) em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB), do Ministério da Educação (MEC). No ano de 2011, essas obras foram encaminhadas às escolas da rede pública para que ocorresse a escolha do livro didático que foi adotado em 2012, para o próximo triênio.
Palavras-chave: História; Lei 10.639; Livro didático; PNLD.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.