Reflexões sobre o ensino a distância à luz da noção de contrato didático

Autores

  • Frederico Firmo de Souza Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Sonia Maria Correa Silva de Souza Cruz Universidade Federal de Santa Catarina
  • Paulo José Sena dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723815282014345

Resumo

Em virtude do crescimento do número de cursos de formação de professores a distância torna-se necessária uma maior investigação sobre esta modalidade. Neste trabalho refletimos sobre as novas relações didáticas estabelecidas utilizando a noção de Contrato Didático, apontamos diferenças entre os contratos estabelecidos nas modalidades: presencial e a distância, e levantamos questões para investigação. Esta reflexão foi feita a partir do modelo semipresencial adotado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em seus cursos. Entendemos que o aprofundamento dos pontos levantados neste trabalho pode auxiliar o desenvolvimento de novos materiais e metodologias para esta modalidade, independente do modelo adotado.

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Publicado

2014-06-23

Como Citar

DE SOUZA CRUZ, Frederico Firmo; CRUZ, Sonia Maria Correa Silva de Souza; SANTOS, Paulo José Sena dos. Reflexões sobre o ensino a distância à luz da noção de contrato didático. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 345–369, 2014. DOI: 10.5965/1984723815282014345. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723815282014345. Acesso em: 22 dez. 2024.