Instruir e trabalhar: a sociedade dos artistas mecânicos e liberais de Pernambuco e o liceu de artes e ofícios (1841 – 1880)
Resumo
Este trabalho objetiva compreender de que forma a Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais promoveu o desenvolvimento do ensino de ofícios em Pernambuco. Para isso, procedeu-se a uma análise da Sociedade dos Artistas desde a sua formação até o seu empenho em administrar o Liceu de Artes e Ofícios. O artigo foi elaborado a partir da análise de fontes como os documentos da Sociedade dos Artistas Mecânicos e Liberais. O recorte pesquisado compreende o período entre 1841 e 1880, correspondente ao período da formação da Sociedade até a inauguração do Liceu.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.