O uso do computador no processo de ensino e aprendizagem: questões de representação social
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve por objetivo geral identificar e analisar os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam a prática de professores dos anos iniciais no uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. Como objetivo específico, busca identificar e analisar as representações sociais dos professores sobre o uso do computador no processo de ensino e aprendizagem. A pesquisa assumiu abordagem qualitativa com delineamento descritivo-explicativo e possuiu duas fases de coleta de dados: a) aplicação de questionário; b) acompanhamento da prática cotidiana dos professores de uma escola selecionada e entrevista semiestruturada. A análise dos dados se deu mediante análise de conteúdo. Por meio da inter-relação dos dados presentes no questionário, da observação e da entrevista, constatamos que os professores pesquisados apresentam um discurso que não coincide com a prática docente no uso do computador no processo educativo. O aporte teórico expresso pelos professores participantes da pesquisa vai ao encontro de pressupostos construtivistas e/ou sociointeracionistas, mas a prática docente se afina, prioritariamente, a pressupostos comportamentalistas. Observamos questões de representação social quando os discursos dos professores participantes não correspondem às suas práticas. Associado a isso, ou como causa dessas condições, temos a insuficiência, a inadequação ou a ausência de formação docente para o uso do computador no processo educativo, que levam à subutilização desse recurso.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.