Em busca de respostas para as necessidades educacionais da sociedade atual. Uma perspectiva multidisciplinar da tecnologia
Resumo
Neste artigo, argumenta-se sobre a necessidade de integrar o conhecimento pedagógico disponível, evitando formas de visões reducionistas informadas pelo imperativo tecnológico e considerando ambientes de ensino e aprendizagem que tentam responder às necessidades educacionais da sociedade de hoje. Para isso, discute-se a importância de considerar novas maneiras de produzir o conhecimento; trata-se das implicações de uma linha de pensamento e ação baseada na primazia dos instrumentos e delibera-se sobre a dificuldade de separar o que está associado ao risco de converter os fenômenos que podemos estudar, ou contribuir para criar algo diferente do que eles são. O artigo termina com a elaboração de uma proposta educativa, não somente baseada na utilização das novíssimas tecnologias da informação e da comunicação, como também na organização de um espaço físico e simbólico, em que cada aluno, ou aluna, possa encontrar um lugar para aprender.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.