Educação remota no ensino superior em tempos de pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822482021080

Resumo

Em tempos de pandemia global, todos os setores têm passado por uma reorganização física, estrutural e metodológica; com isso, a educação superior avança rapidamente para a significação do processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, este artigo pretende relatar experiências da educação remota no Ensino Superior em um centro universitário da cidade de São Paulo (SP). Em decorrência da pandemia por Covid-19, o ensino remoto foi viabilizado para dar continuidade ao processo de formação. Por meio das narrativas autobiográficas sugeridas por Connely e Clandinin (2016) é possível evidenciar as diversas facetas desse processo transitório educacional. As narrativas são decorrentes de avaliações educacionais por meio de formulários online, reuniões gravadas em salas virtuais e vídeos depoimentos, além das narrativas das pesquisadoras. As experiências vivenciadas nesse novo espaço, onde cada um, de forma isolada, dá continuidade ao seu processo de trabalho nas diversas esferas como gestores, coordenadores, docentes, e alunos evidenciam nuances singulares de um processo de significação. Dessa forma, a prática reflexiva dos atores desse cenário compõe uma teia de experiências que são galgadas e descobertas dia a dia. O artigo pretende trazer contribuições para um ensino superior remoto de qualidade, viabilizando possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na qual os alunos são o cerne de todas as decisões.

Palavras-chave: Ensino Superior. Educação remota. Narrativas de experiências. Covid-19. Processo de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Gomes Vilela, Universidade Metodista de São Paulo

Doutoranda, Mestre em Educação e Pedagoga pela Universidade Metodista de São Paulo, Pós Graduada em docência do Ensino Superior e Tradução e Interpretação, Libras - Português pela Universidade Camilo Castelo Branco. Professora dos cursos de Licenciatura da Unisantanna e Coordenadora da Pós em Libras. Professora do curso de Pós graduação Latu Sensu em Libras na Universidade Uninove. Guia-intérprete pela Ahimsa. Experiência no atendimento inclusivo a surdos e surdocegos. Autora do livro "Educação de Surdocegos: perspectivas e memórias.

Fabiana Moreira Gaviolli, Centro Universitário Sant'Anna

Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, pós-graduada em Comunicação Empresarial e Mestra em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo. Sócia-diretora da Sitepark Estacionamentos e da Sitecom Consultoria. Coordenadora de Comunicação Interna e da Comunicação de Crise do UniSant’Anna. Coordenadora dos cursos de graduação de Relações Públicas; Jornalismo; Rádio, TV e Internet; Publicidade e Propaganda; Tecnologia em Comunicação Institucional e Design Gráfico. Implantou a área de Comunicação da Junior Achievement São Paulo. É consultora, palestrante e ministra treinamentos em Comunicação no Terceiro Setor, Empreendedorismo e Mídias Sociais desde 2006, para empresas como Dell, Baxter, Neoris, Mastercard, Suzano Papel e Celulose, GE, AT&T, Caterpillar, HSBC, Ultragaz, Citibank, Linx, entre outras. Jurada do prêmio ABRP, Prêmio Universitário Aberje, Expocom e Intercom.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

AZEVEDO, Adriana Barroso de; VILELA, Elaine Gomes; GAVIOLLI, Fabiana Moreira. Educação remota no ensino superior em tempos de pandemia. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 80–105, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021080. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/19635. Acesso em: 18 abr. 2024.