Educação remota no ensino superior em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822482021080Resumo
Em tempos de pandemia global, todos os setores têm passado por uma reorganização física, estrutural e metodológica; com isso, a educação superior avança rapidamente para a significação do processo de ensino-aprendizagem. Nessa perspectiva, este artigo pretende relatar experiências da educação remota no Ensino Superior em um centro universitário da cidade de São Paulo (SP). Em decorrência da pandemia por Covid-19, o ensino remoto foi viabilizado para dar continuidade ao processo de formação. Por meio das narrativas autobiográficas sugeridas por Connely e Clandinin (2016) é possível evidenciar as diversas facetas desse processo transitório educacional. As narrativas são decorrentes de avaliações educacionais por meio de formulários online, reuniões gravadas em salas virtuais e vídeos depoimentos, além das narrativas das pesquisadoras. As experiências vivenciadas nesse novo espaço, onde cada um, de forma isolada, dá continuidade ao seu processo de trabalho nas diversas esferas como gestores, coordenadores, docentes, e alunos evidenciam nuances singulares de um processo de significação. Dessa forma, a prática reflexiva dos atores desse cenário compõe uma teia de experiências que são galgadas e descobertas dia a dia. O artigo pretende trazer contribuições para um ensino superior remoto de qualidade, viabilizando possibilidades no processo de ensino-aprendizagem na qual os alunos são o cerne de todas as decisões.
Palavras-chave: Ensino Superior. Educação remota. Narrativas de experiências. Covid-19. Processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.