Ecossistema educomunicativo: comunicação e aprendizagem em rede
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822482021062Resumo
Ensino remoto, aula assíncrona e plataforma de comunicação são termos, entre outros, que entram no vocabulário do cotidiano das pessoas desde que a pandemia de Covid-19 nos forçou ao isolamento social em março de 2020. Esse fato tornou relevante a discussão sobre os ecossistemas de comunicação possibilitados pela importância das mídias em nosso cotidiano, seja no trabalho, nas relações familiares e nas escolas. Com a pandemia de Covid-19, as mídias adquiriam um papel ainda mais relevante no nosso cotidiano e sua inserção na prática escolar deixa de ser a discussão da ordem do dia para ser o processo comunicacional que cada uma viabiliza. Neste artigo, identificamos como a comunicação é feita nos Modos Estrela, Círculo e Rede e qual ecossistema de comunicação corresponde a cada um e discutimos como o conceito de ecossistema torna-se interessante para compreender os processos comunicacionais e educacionais. Propomos, por fim, o esquema de um ecossistema educomunicativo como uma ferramenta para, a partir do aprendido durante a pandemia, elaborar propostas para a pós-pandemia.
Palavras-chave: Ecossistema comunicativo. Ecossistema de aprendizagem. Ecossistema educomunicativo. Aprendizagem em rede.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.