Semana Mariana do Colégio Juvenal de Carvalho: mito e rito na preservação dos valores socioculturais femininos
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822502021293Palavras-chave:
história de instituição, educação feminina, educação mariana, educação religiosa, Colégio Juvenal de CarvalhoResumo
O artigo insere-se no campo da História da Educação, mais especificamente na história de instituições escolares. O objetivo da pesquisa foi compreender como o mito da mulher virtuosa, à luz do exemplo de Maria, transforma-se em rito na Semana Mariana do Colégio Juvenal de Carvalho para fomentar a educação feminina voltada para a preservação de valores morais que mantinham a mulher na esfera privada a serviço da família e do lar. Realizou-se uma pesquisa amparada teoricamente na história cultural, que adotou a história oral temática como metodologia. Utilizaram-se as narrativas orais de uma professora, irmã salesiana e do coordenador da Semana Mariana, coletadas por meio de entrevistas, como fonte de análise. Constatou-se que a Semana Mariana era um rito realizado, todo mês de maio, que, ao exaltar a figura de Maria como exemplo feminino a ser seguido, educava as moças para: a castidade, o casamento e a maternidade. Essa formação endossava o papel social atribuído à mulher de subserviência ao homem – pai e esposo – ao disciplinar seu comportamento para a obediência inconteste, restando-lhe, se não a vida religiosa, a união matrimonial com os afazeres domésticos e os cuidados com os filhos e com o esposo.
Palavras-chave: história de instituição; educação feminina; educação mariana; educação religiosa; Colégio Juvenal de Carvalho.
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