Identidade Nacional em uma Escola Pública em Área de Imigração (Grupo Escolar Professor Lapagesse, 1951-1964) <br> National Identity in a Public School in an Immigration Area
Resumo
O presente artigo discute a temática das identidades culturais nas décadas de 1950 e 1960 a partir de pesquisa realizada num grupo escolar do sul de Santa Catarina cujo objetivo foi investigar os processos de constituição da identidade nacional numa escola situada em área de imigração. Observaram-se os processos escolares de consolidação do projeto oficial de identidade nacional em um contexto de intenso controle da escola por parte das autoridades oficiais.
PALAVRAS-CHAVE: Identidade nacional. Grupo escolar. Civismo.
ABSTRACT: This article discusses the issue of cultural identities in the 1950s and 1960s. The data came from a research in a school of Santa Catarina whose objective was to investigate the processes of national identity formation in a school located in an area of immigration. It was analyzed the process of consolidation of an official project on national identity in a context of intensive school control by the authorities.
KEYWORDS: National identity. School. Patriotism.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.