Rastros, Marcos e Digitais: sobre o trajeto da profissão docente e suas perspectivas <br> Traces, Landmarks and Fingerprints: about the professional path of educators
Resumo
Este artigo procura fazer um breve comentário sobre a trajetória da profissão docente no Brasil, comentando alguns problemas enfrentados pelos profissionais e tentando discutir as perspectivas atuais. Desde seus primórdios, durante a colonização, o desenvolvimento da docência tem sido pontilhado por avanços e retrocessos. Embora não definido totalmente nos dias atuais, o estatuto da profissão sofreu um revés de grande envergadura com os acontecimentos dos dois últimos séculos e aponta para possíveis mudanças que poderão, no futuro, configurar rumos mais claros e um solo mais firme e menos pedregoso. Mesmo assim, o desenvolvimento da atuação profissional do educador sempre esteve, no Brasil, ligado ao atraso político e econômico que retardou e ainda retarda uma autêntica construção do sentido de docência, bem como a abertura social para o restabelecimento do valor e do prestígio daquele que penetra pelos meandros da profissão.
PALAVRAS-CHAVE: Docência. Formação docente. Professor no Brasil. Educação brasileira.
ABSTRACT: This paper aims to discuss the development of the teaching profession in Brazil. From the beginning, during colonization times, the professional path has been spotted by advances and setbacks. Although it is not entirely defined, the statute of teaching has changed considerably along the last centuries. Which is an indication of possible changes in the future that may open new routes: clearer, firmer and with not so many stones. In Brazil, unfortunately, the educator professional path has been closely linked to the political and economic underdevelopment of the country, which has delayed an authentic construction of the teaching significance. This situation holds up a social possibility of restoring the value and the prestige teachers once had.
KEYWORDS: Teaching. Teacher formation. Education professionals. Brazilian education.
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