Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723822482021267Resumo
O objetivo deste artigo é identificar e analisar as principais tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva, por meio de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, e baseou-se no catálogo de teses e dissertações produzidas em programas brasileiros de pós-graduação no campo da Educação Hospitalar no período de 2008 a 2017. Os resultados evidenciaram que estão sendo priorizadas as investigações relacionadas às temáticas do Desenvolvimento Humano, Educação e Humanização em Hospitais; Práticas Pedagógicas e Organização Didático-Curricular; e Formação de Professores. Verifica-se a presença de temáticas emergentes, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a Relação Educação e Saúde na Hospitalização. No entrecruzar dos dados, ressalta-se a necessidade de adesão a temáticas menos enfatizadas, como as Políticas Públicas na Educação Hospitalar; o Atendimento Pedagógico Domiciliar; e a Organização Pedagógica e Administrativa.
Palavras-chave: Pacientes hospitalizados – Educação. Pesquisa educacional. Educação e saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.