Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822482021267

Resumo

O objetivo deste artigo é identificar e analisar as principais tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil. A metodologia é de natureza exploratória e descritiva, por meio de abordagem qualitativa do tipo bibliográfica, e baseou-se no catálogo de teses e dissertações produzidas em programas brasileiros de pós-graduação no campo da Educação Hospitalar no período de 2008 a 2017. Os resultados evidenciaram que estão sendo priorizadas as investigações relacionadas às temáticas do Desenvolvimento Humano, Educação e Humanização em Hospitais; Práticas Pedagógicas e Organização Didático-Curricular; e Formação de Professores. Verifica-se a presença de temáticas emergentes, como as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e a Relação Educação e Saúde na Hospitalização. No entrecruzar dos dados, ressalta-se a necessidade de adesão a temáticas menos enfatizadas, como as Políticas Públicas na Educação Hospitalar; o Atendimento Pedagógico Domiciliar; e a Organização Pedagógica e Administrativa.

 Palavras-chave: Pacientes hospitalizados – Educação.  Pesquisa educacional. Educação e saúde.

Biografia do Autor

Roger Trindade Pereira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Especialista em Docência do Ensino Superior pelo Instituto Tocantinense de Pós-Graduação (ITOP) e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação (UFT).

Carmem Lucia Artioli Rolim, Universidade Federal do Tocantins

Licenciada em Ciências e Matemática (1995), Especialista em Informática e Sistemas de Informação pela Universidade de Sorocaba (1998), Mestre em Educação pela Uniso (2003), Doutora em Educação pela Unimep (2008) e Pós-Doutora em Educação pela UEPA (2019)

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

Pereira, R. T., & Rolim, C. L. A. (2021). Tendências temáticas da pesquisa em Educação Hospitalar no Brasil: desafios e contribuições. Revista Linhas, 22(48), 267 - 302. https://doi.org/10.5965/1984723822482021267