O ensino de ciências da natureza na escola única do trabalho na obra de Pistrak (1888-1937): notas introdutórias sobre a educação soviética no início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822482021221

Resumo

O objetivo do presente artigo é analisar a experiência de Pistrak na escola única do trabalho, instituição Escola Lepechinski (Moscou, Rússia), no contexto da Revolução Bolchevique de 1917, buscando uma análise crítica de seu conteúdo no que tange à área de ciências da natureza. O estudo lança mão de uma pesquisa documental, realizada por meio do estudo das principais obras traduzidas para o português do pedagogo socialista, bem como de uma pesquisa bibliográfica como método acessório. Os resultados da pesquisa sobre os documentos analisados e a literatura investigada indicaram o uso de algumas metodologias para as atividades pedagógica, como pesquisa empírica, experimentação, demonstrações, leitura de livros, excursões e palestras. Ademais, descreve-se que os pedagogos da referida escola utilizavam o ensino por complexos, edificando uma teoria pedagógica com base na articulação entre trabalho e educação. No que tange aos aspectos curriculares de temas ensinados na escola, destaca-se o ensino de botânica, biologia geral, química, física e o estudo zoológico, o qual incluía uma visão em ordem crescente de desenvolvimento biológico. Por fim, analisa-se os temas do ensino do corpo e humano e educação sexual, com foco numa visão ampla e dialética desses temas.

Palavras-chave: Pedagogia russa. Ensino de ciências. Educação crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raphael Alves Feitosa, Universidade Federal do Ceará

Departamento de biologia da UFC, doutor em educação.

Downloads

Publicado

2021-04-28

Como Citar

FEITOSA, Raphael Alves. O ensino de ciências da natureza na escola única do trabalho na obra de Pistrak (1888-1937): notas introdutórias sobre a educação soviética no início do século XX. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 48, p. 221–247, 2021. DOI: 10.5965/1984723822482021221. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/17695. Acesso em: 28 mar. 2024.