Fiscalização, orientação e trabalho docente na zona rural: Livros de Termos de Visitas das escolas isoladas de Rio Claro/SP (1970-1988)

Autores

  • Kamila Cristina Evaristo Leite Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus Marília

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821472020305

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar algumas das práticas recorrentes nas visitas dos inspetores escolares/supervisores pedagógicos de escolas unidocentes situadas na zona rural do município de Rio Claro, interior do Estado de São Paulo, compreendendo o período entre 1970 e 1988, a fim de recuperar vestígios do trabalho docente na zona rural. O texto analisa os registros resultantes da fiscalização e orientação das autoridades de ensino que anotavam suas observações e recomendações nos Livros de termos de visitas, sendo possível identificar algumas práticas realizadas nas escolas primárias rurais. Após a união, recuperação e seleção das fontes, analisou-se o total de 76 termos de visitas de quatro (4) escolas unidocentes rurais do município de Rio Claro. O estudo aponta como a atuação de inspetores de ensino/supervisores pedagógicos buscava uniformizar a prática docente em escolas primárias, fiscalizando o uso do programa de ensino e orientando as professoras sobre como ministrar uma boa aula. Outros pontos importantes que configuram a profissão docente são abordados no texto, como: constantes mudanças de professoras; faltas; pedidos de remoção; licenças e orientações sobre escrituração, ambiente escolar e distribuição da merenda.

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Biografia do Autor

Kamila Cristina Evaristo Leite, Universidade Estadual Paulista - UNESP/Campus Marília

Mestre em Educação, professora de Educação Básica I na Secretaria Municipal de Educação de Rio Claro, São Paulo.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

LEITE, Kamila Cristina Evaristo. Fiscalização, orientação e trabalho docente na zona rural: Livros de Termos de Visitas das escolas isoladas de Rio Claro/SP (1970-1988). Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 305–327, 2020. DOI: 10.5965/1984723821472020305. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/16413. Acesso em: 14 nov. 2024.