Caracterização do público brasileiro de ouvintes de podcasts e suas interfaces com a educação

Autores

  • Weslley Kozlik Silva Centro Universitário Uniguairacá
  • Graziella Medeiros Guadagnini Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO
  • Jamile Santinello Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723822502021246

Palavras-chave:

educação, tecnologia da informação, podcast

Resumo

Com o rompimento do paradigma tradicional para um paradigma emergente, as formas de conhecimento e ciências tornam-se muito mais democráticas. As TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) são exemplos de formas de conhecimento a partir deste novo paradigma, e uma TIC que se destaca por seu potencial educativo e democrático é o podcast. Desta forma, a pesquisa objetiva caracterizar a população brasileira de ouvintes de podcasts, relacionando essa caracterização com as possibilidades educacionais deste. Este objetivo é atingido por meio de metodologia documental. De maneira geral, a população ouvinte de podcasts pertence a grandes comunidades virtuais, é masculina e encontra-se no Ensino Superior, sendo ouvintes por mais de quatro anos. Destaca-se o crescimento do interesse desta população pelos assuntos de educação, história e política.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Weslley Kozlik Silva, Centro Universitário Uniguairacá

Doutorando em educação na Universidade Federal do Paraná - UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Especialista em Atendimento Educacional Especializado pela Faculdade Guairacá. Graduação em Psicologia pela Faculdade Guairacá. Atualmente é docente no curso de Psicologia da Faculdade Guairacá. Coordenador administrativo e Pesquisador do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia - LECET. Integrante do Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura - GETEC. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar em Desenvolvimento Humano e Educação - GIEDH.

Graziella Medeiros Guadagnini, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Artista Visual e Fotógrafa. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO. Pós-graduada em Fotografia pela Universidade de Araraquara. Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Goiás (FAV - UFG). Atualmente é docente na Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), Faculdade Guarapuava e na Instituição Futura Educação Profissional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente, Processos Criativos e Fotografia atuando e pesquisando principalmente nos seguintes temas: criatividade, tecnologias educacionais, processos criativos e fotografia. Integrante do GETEC - Grupo de Estudos em Tecnologia, Educação e Cultura e é Coordenadora Pedagógica e Pesquisadora do LECET - Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia.

Jamile Santinello, Universidade Estadual do Centro-Oeste – UNICENTRO

Doutora em Comunicação (ECO-UFRJ-2010-2013). Mestre em Educação (UEM/PR-2004-2006). Especialista em Computação aplicada ao Ensino (UEM/PR-1999). Programa de Formação Pedagógica (CEFET/PR-2000). Graduada em Tecnologia em Processamento de Dados (UNOPAR/PR-1995-1997). Bacharel em Direito (2014-2018). Atualmente é Professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste- UNICENTRO, no Departamento de Pedagogia, lecionando na Graduação: Educação e Tecnologias, e Mestrado em Educação, nas disciplinas: Pesquisa em Educação, Tecnologia e Comunicação e, Comunicação, Educação e Tecnologia. Interesses de Pesquisas científicas nas áreas de: Comunicação e Educação, Pesquisa em Educação e Tecnologias da Comunicação e Informação-TIC, Informática e Educação, Educação a Distância-EAD, Tecnologias Digitais, e Tecnologias e Inclusão. Membro dos Grupos de Pesquisa autorizados pelo CNPq: Comunicação e Interfaces SocioCulturais- Linha: Comunicação e Educação; GETEC - Grupo de Estudos e Pesquisas Tecnologia, Educação e Cultura- Linha de Pesquisa: Tecnologia, Educação e Cultura- Vice-lider; e GIEDH- Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre o Desenvolvimento Humano- Linha de Pesquisa: Processo de Ensino e de Aprendizagem. Coordenadora do Programa de Pos-Graduacao em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR (2015-2016). Vice-Coordenadora do Programa de Pos-Graduação em Educação- nível Mestrado- PPGE/Unicentro/PR (2017-2019). Coordenadora Adjunta da UAB/UNICENTRO (2007-2016). Avaliadora de Educação Superior do Sistema Estadual de Ensino do Paraná. Coordenadora do Laboratório de Estudos em Comunicação, Educação e Tecnologia- LECET/Unicentro e do Núcleo de Estudos NECET/Unicentro.

Referências

ABPOD. CBN. Podpesquisa, [s.l.], 2018. Disponível em: http://abpod.com.br/podpesquisa/. Acesso em: 9 dez. 2018.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Currículo, tecnologia e cultura digital: espaços e tempos de web currículo. Revistae-curriculum. São Paulo, v. 7, n.1, p. 1-19, abr. 2011.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Integração das tecnologias de informação e comunicação na Educação do Brasil e de Portugal: convergências e especificidades a partir do olhar deprofessores. Psic. da Ed., São Paulo, v. 35, p. 171-196, 2 sem. 2012. BENTO, Maria Cristina Marcelino; CAVALCANTE, Rafaela dos Santos. Tecnologias móveis em educação: o uso do celular na sala de aula. ECCOM, Lorena, v. 4, n. 7, p. 113-120, jan./jun. 2013.

BERNARDES, Adriana Oliveira. Arquivos de Áudio (Podcasts) para divulgação de Ciência no Ensino Médio. Revista Tecnologias na Educação, Campos dos Goytacazes, Ano I, n. 1, p. 1-6, nov. 2008.

CAMPANHOLI, Julie Anne Macedo. Fotografia e educação: o uso da fotografia na prática docente. Revista Primus Vitam,São Paulo, n. 7, p. 1-16, 2 sem. 2014.

CARVALHO, Ana Amélia Amorim (org.). Atas do encontro sobre web 2.0. Braga: CIEd, 2008.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 8. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

CURRY, Adam. Adam Curry. Biografia, [s.l.], 2018?. Disponível em: http://curry.com/bio. Acesso em: 20 nov. 2018.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do Podcastescolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação,São Paulo, v. 20, n. 63, p. 1033-1056, out./dez. 2015.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

GOHN, Daniel Marcondes. O uso do Podcastcomo recurso educacional. In: XVII Encontro Nacional da ABEM, Diversidade musical e compromisso social: o papel da educação musica, 2008. Anais[...]. São Paulo, 2008, p. 1-7J.

ENKINS, Henry. Cultura da convergência: a colisão entre os velhos e os novos meios de comunicação. 2. ed. São Paulo: Aleph: 2009.LAKATOS, EvaMaria.

MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

LEMOS, André. Emissão sonora, futuro do rádio e cibercultura. Revista eletrônica 404nOtF0und, [s.l.], ano 5, v. 1, n. 46, n. p]., jun. 2005. Disponível em: http://saladeaulainterativa.pro.br/moodle/mod/book/view.php?id=2274. Acesso em: 20 nov. 2018.

LEVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo. Editora 34, 1999.MEDEIROS, Leila Lopes. Políticas públicas de formação docente face à inserção das TIC no espaçopedagógico. In: COORDENAÇÃO CENTRAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (org.). Educação a distância e formação de professores: relatos e experiências Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2007. p. 23-34.

MEDEIROS, Marcello Santos. Podcasting: produção descentralizada de conteúdo sonoroIn:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2005, Rio de Janeiro.Anais[...]. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: UERJ, 2005. p. 1-11.

MEDEIROS, Marcello Santos. Podcasting: um antípoda radiofônico. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 29., 2006, Brasília.Anais[...]. Brasília: Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação: UnB, 2006. p. 1-11.

MORAES, Maria Cândida. O paradigma educacional emergente. 8. ed. Campinas: Editora Papirus, 2002.

PAULA, João Basílio Costa. Podcasts educativos:possibilidades, limitações e a visão de professores de ensino superior.2010. Dissertação(Mestrado em Educação Tecnológica) – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG, Belo Horizonte, 2010.

REIS, Simone Rocha; SANTOS, Felipe Alan Souza; TAVARES, Jorge Alberto Vieira. O uso das TICs em sala de aula: uma reflexão sobre o seu uso no colégio Vinícius de Moraes/São Cristóvão. In: LINHARES, Ronaldo Nunes (org.) In:SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO, 3., 2012, Aracajú. Anais [...]. Aracajú: Universidade Tiradentes –UNIT, 2012. p. 215-228.

ROLIM, Francisco Jefferson Rodrigues. A influência dos jogos eletrônicos na educação:uma abordagem sobre o lúdico no ensino da Matemática. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso(Licenciatura em Computação) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2013.

STEVENSON, Dennis. Information and comunications technology in UK schools: an independent inquiry. Londres, 1997. Disponível em: http://rubble.heppell.net/stevenson/ICT.pdf. Acesso em: 17 nov. 2018.

VALENTE, José Armando. Blended learning e as mudanças no ensino superior: a proposta da sala de aula invertida. Educar em Revista, Curitiba: Editora UFPR, n. 4, p. 79-97, 2014. Edição especial.

VANASSI, Gustavo Cardoso. Podcasting como processo midiático interativo. Monografia (Curso de Comunicação Social, Habilitação em Publicidade e Propaganda) –Universidade de Caxias do Sul, Caxias do Sul, 2007.

VIEIRA, Rosangela Souza. O papel das tecnologias da informação e comunicação na educação: um estudo sobre a percepção do professor/aluno. Associação Brasileira de Educação a Distância. Formoso - BA: Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), 2011. v. 10. p. 65-70.

YONEZAWA, Wilson Massashiro. O papel da Tecnologia da Informação na EaD. In: YONEZAWA, Wilson Massashiro; BARROS, Daniela Melaré Vieira (org.). Ead, tecnologias e TIC. São Paulo: Cultura Acadêmica; Marília: Oficina Universitária, 2013. p. 17-34.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Como Citar

SILVA, W. K.; GUADAGNINI, G. M.; SANTINELLO, J. Caracterização do público brasileiro de ouvintes de podcasts e suas interfaces com a educação. Revista Linhas, Florianópolis, v. 22, n. 50, p. 246 - 265, 2021. DOI: 10.5965/1984723822502021246. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/15723. Acesso em: 25 jun. 2022.