Mundializaçao, Liberalismo e Educação no Terceiro Milênio: o impacto das demandas do mercado sobre as políticas educacionais na universidade pública <br><font size="-1"><br /> Globalization, Liberalism and Education in the Third Millennium: the impact of market demands on education policies in public universities</font><br />
Resumo
O globalismo e a mundialização compreendem uma abertura histórico-geográfico de um campo de disputas entre capital e trabalho. O fordismo passa a combinar-se com ou ser substituído pela flexibilização dos processos de trabalho e produção. Vale agora, ao lado da produtividade, a capacidade de inovação e competitividade. As novas formas de organização social e técnica do trabalho formam um trabalhador coletivo desterritorializado. O mundo transforma-se numa imensa fábrica, a fábrica global.. Este texto pretende discutir a formação de professores no Brasil do terceiro milênio totalmente inserido nesse processo de Mundialização do Capital, onde o Estado que assessora a Universidade é Liberal e que, portanto, entende a Educação enquanto Mercadoria de troca. O objetivo é mostrar que a responsável pela formação dos professores, a Universidade, possui rumos que estão diretamente ligados à sua fonte de financiamento, e se definem no interior dos programas político-governamentais. Usaremos Gramsci, Castells e Ianni para fundamentar teoricamente esta discussão. Nosso foco estará na argumentação de que um governo que adere à concepção de mercado, e pauta nela suas decisões, trabalhará no sentido de tornar a Universidade uma Empresa, cuja sobrevivência dependerá de sua inserção na rede global. Nesse caso, admitir-se-ia que, para sobreviver, a Universidade teria que se auto-ajustar conforme os fluxos aos quais estaria submetida.
Palavras-Chave: História da Educação. Políticas de Educação Superior
Abstract: Globalism and globalization include a historical and geographical opening in a field with disputes between capital and labor. Fordism becomes to be combined with or be replaced by the loosening of work and production processes. Now, it is considered of worth, side by side to productivity, innovation capacity and competitiveness. The new ways of social organization and work technique make a deterritorialized collective worker. The world turns into a huge factory, a global factory. This paper intents to discuss the training of teachers in Brazil of the third millennium fully inserted in the process of globalization of capital, where the State assists and the University is liberal and that, therefore, understands education as a commodity of exchange. The goal is to show that the University, which is responsible for the training of teachers, has paths that are directly linked to the same source of financing and are defined in the inner government political programs. We will use Gramsci, Castells and Ianni to theoretically support this discussion. Our focus will be on the grounds that a government which adheres to the market concept, base on it its decisions, work towards making the University into a company whose survival will depend on their integration into the global network. In this case, it would be admitted that to survive, the University would have to be self-adjusting to the flow to which it would be submitted.
Keywords: History of Education. Higher Education PolicyDownloads
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