<p>A Construção Social do Conceito de Infância: uma tentativa de reconstrução historiográfica<br>Social Construction of the Childhood Concept: an attempt for historiography reconstruction
Resumo
Este artigo pretende trazer algumas considerações sobre a infância voltada para questões históricas e sociológicas, centrando tal reflexão para uma possível sociologia da e para a infância. Procura mostrar a origem do conceito de infância, enquanto construção social. Para tanto, no primeiro e segundo tópicos, as autoras trazem um breve resgate da história da infância e sua origem até a modernidade. No terceiro tópico, acendem reflexões acerca da infância já na contemporaneidade. E, por fim, no quarto tópico trazem à tona o surgimento de uma possível sociologia da infância, levando-se em consideração o próprio histórico da construção da infância.
Palavras-Chave: Infância. História da Infância. Sociologia da Infância. Construção Social.
Abstract: This article intends to come up with some considerations about childhood, geared to historical and sociological issues and focusing such reflection on a possible childhood sociology. It seeks to show the origin of the childhood concept as a social construction. For such purpose, in the first and second topics, the authors show a brief background on childhood history and its origin up to modernity. In the third topic they make reflections concerning childhood in contemporary time. Finally, in the fourth topic, they bring up the appearance of a possible childhood sociology, taking into account their own history of childhood construction.
Keywords: Childhood. Childhood History. Childhood Sociology. Social Construction.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.