Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD

Autores

  • Valdete Gusberti Cortelini Universidade de Caxias do Sul - RS
  • Geraldo Antônio da Rosa Universidade de Caxias do Sul - RS

DOI:

https://doi.org/10.5965/1984723821472020385

Resumo

O presente artigo objetiva trazer para discussão a aprendizagem colaborativa evidenciada no espaço da EaD, no curso de Pedagogia da UFRGS, Universidade Aberta do Brasil, no polo do município de Vila Flores, Rio Grande do Sul. O estudo propõe uma reflexão interligada entre o Projeto Político Pedagógico do curso, a mediação entre as interdisciplinas do eixo V, segundo pensamentos de Feuerstein (2014) e Freire (2015), que consolidam a práxis da aprendizagem colaborativa na docência on-line, ancorada por Montes (2016). Nesse contexto, evidenciamos a mediação da aprendizagem como prática colaborativa para a construção do conhecimento na docência, através da experiência do blog como uma estratégia de aprendizagem que possibilita desenvolver competências voltadas à reciprocidade, ao compartilhamento, ao desafio do desenvolvimento da curiosidade intelectual, ao significado e ao pertencimento entre os sujeitos envolvidos na construção da autonomia necessária para pensar a própria existência em relação ao outro, para uma educação mais humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdete Gusberti Cortelini, Universidade de Caxias do Sul - RS

Valdete Gusberti Cortelini – Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade de Caxias do Sul - (UCS). Especialista em Pedagogia Gestora com Ênfase em Orientação, Supervisão e Administração Escolar. Possui Graduação em Pedagogia – Habilitação em Magistério das Matérias Pedagógicas, pela Universidade de Caxias do Sul. Professora em cargo de direção na Escola Municipal Giuseppe Tonus, Vista Alegre do Prata – RS.

 

Endereço: Vista Alegre do Prata

              Linha Bento Golçalves, RS.

              CEP: 95325000 

              FONE( 54) 996116549 

 

Geraldo Antônio da Rosa, Universidade de Caxias do Sul - RS

Doutor em Teologia pela EST-RS. Pós-Doutor em Humanidades na Universidade CarlosIII-Madri Espanha, Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade de Caxias do Sul-UCS/RS.

Professor Dr.Geraldo Antonio da Rosa*
*Doutor em Teologia: Religião e Educação*
*Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de
Caxias do Sul*
*Pós-Doutor em Humanidades- Universidade Carlos III - Comunidade de
Madrid-ES*

*Telefone: (54) 8102 1400*  

 

Downloads

Publicado

2020-12-18

Como Citar

CORTELINI, Valdete Gusberti; DA ROSA, Geraldo Antônio. Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD. Revista Linhas, Florianópolis, v. 21, n. 47, p. 385–404, 2020. DOI: 10.5965/1984723821472020385. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/13935. Acesso em: 14 nov. 2024.