Relações construídas no diálogo e na mediação através do pensar: aprendizagem colaborativa na EAD
DOI:
https://doi.org/10.5965/1984723821472020385Resumo
O presente artigo objetiva trazer para discussão a aprendizagem colaborativa evidenciada no espaço da EaD, no curso de Pedagogia da UFRGS, Universidade Aberta do Brasil, no polo do município de Vila Flores, Rio Grande do Sul. O estudo propõe uma reflexão interligada entre o Projeto Político Pedagógico do curso, a mediação entre as interdisciplinas do eixo V, segundo pensamentos de Feuerstein (2014) e Freire (2015), que consolidam a práxis da aprendizagem colaborativa na docência on-line, ancorada por Montes (2016). Nesse contexto, evidenciamos a mediação da aprendizagem como prática colaborativa para a construção do conhecimento na docência, através da experiência do blog como uma estratégia de aprendizagem que possibilita desenvolver competências voltadas à reciprocidade, ao compartilhamento, ao desafio do desenvolvimento da curiosidade intelectual, ao significado e ao pertencimento entre os sujeitos envolvidos na construção da autonomia necessária para pensar a própria existência em relação ao outro, para uma educação mais humana.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.