<p align="justify">Cultura Escolar e Reformas do Ensino: reflexões sobre uma proposta curricular<br>School Culture and Educational Reform: reflections about a curricular proposal
Resumo
Este texto problematiza as diretrizes que orientam a reforma educacional em curso e sua possível influência no esvaziamento da formação do indivíduo na perspectiva de ruptura com a lógica do capital. Com base nessa problematização examina-se um dos múltiplos aspectos da cultura escolar constitutiva da razão de ser de uma instituição de ensino superior localizada no interior do Estado de São Paulo. Trata-se de observar se a dinâmica de um componente curricular essencial para o desenvolvimento do Projeto Pedagógico Institucional dessa Universidade atende tendencialmente a práticas escolares fomentadoras dos processos em que o Capital busca naturalizar e manter suas possibilidades de controlar, subordinar, precarizar e alienar o Trabalho.
Palavras-Chave: Reformas da Educação. Cultura Escolar. Educação. Trabalho. Universidade.
Abstract: This text criticizes the guidelines that guide the educational reform that is in force and its possible influence on the individual and intellectual formation devaluation in respect to a breaking up with the logic of the capital. Based on this criticism, it is examined one of the multiple aspects of the academic culture that builds up the reason for being a University located in the countryside of São Paulo State, Brazil. It is about observing if the dynamic of an essential curricular component for development of the Pedagogic Institutional project of that University meets bias to school practices that promote processes in which capital seeks to naturalize and maintain its possibilities to control, subordinate and alienate the work.
Keywords: Educational Reform. School Culture. Education. Work. University.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.