O Processo de Construção da Escrita e da Leitura em Pré-Escolares

Autores

  • Gersolina Antonia de Avelar Lamy UDESC

Resumo

Este texto fundamenta-se na teoria construtivista de aquisição da escrita. ResuIta do acompanhamento de um grupo de aproximadamente 25 crianças no processo de elaboração e construção dos elementos fundamentais à aquisição do alfabeto. Nesse processo são analisadas atividades da criança bem como a oportunidade das intervenções psicopedagógicas. Os instrumentos metodológicos utilizados consistem em observação e análise de entrevistas. Aborda a importância do grupo na construção do conhecimento, propiciando um trabalho de interação entre os pares, com resultados, até o presente momento, bastante significativos. Como resultado parcial, foi observado um melhor desempenho das cmianças em relação a oralidade, à adaptaçao e inclusão nos grupos, a aquisição de conceitos como o de número, cores, formas, tempo, reinos da natureza, número e emprego do vocabulário próprio e percepção do objeto língua escrita.

Abstract: This article is based on the constructivist theory of writing acquisition. It describes the advice of a group about 25 children in the process of elaboration and construction of basic elements to the acquisition of the alphabet. The child’s activities are analyzed in this process as well as the opportunity of the psychopedagogic interventions. The methodological instruments used consist in observing and analyzing the behavior as a whole. It stresses the importance of the group regarding the construction of knowledge enabling the interaction among pairs with significant results so far. As a partial result, a better performance of the children was observed in relation to adaptation. inclusion and oral performance. In addition, acquisition of concepts such as numbers, colors, formats. time, nature kingdoms, vocabulary’ usage and perception of the written language was observed as a better performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2007-03-02

Como Citar

DE AVELAR LAMY, Gersolina Antonia. O Processo de Construção da Escrita e da Leitura em Pré-Escolares. Revista Linhas, Florianópolis, v. 1, n. 1, 2007. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1307. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigo