Teoria e Prática Pedagógica: ensino-pesquisa na prática de sala de aula<br>Theory and PedagogicPracticc: research and teaching in the elassroon practice
Resumo
Este trabalho nasceu e atingiu sua culminância em sala de aula, no contexto da disciplina “Metodologias e Seminários de Pesquisa”ministrada no Curso de “Mestrado em Educação e Cultura”. da Universidade de Santa da Catarina- Centro de Ciências da Educação, em convênio com o Centro de Ciências Tecnológicas/Joinville/ Santa Catarina. Teve como principal objetivo buscar subsídios para a pesquisa em Educação e, sobretudo, alimentar a caminhada dos acadêmicos/mestrandos, visando ao desenvolvimento das respectivas dissertações. “Ação-reflexão-ação”, estratégia metodológica da “pesquisa-ação”, tornou-se constante no desenvolvimento dos conteúdos. Docente e mestrandos chegaram ás considerações finais, conscientes de que a pesquisa em Educação pode e deve acontecer no cotidiano da universidade como fundamento da prática pedagógica.
Palavras-chave: didática. pesquisa. ação. metodologia de ensino
Abstract:This work has started and reached the top in the classroom through research and teaching for “Methodologies and Research Seminars”, a subject taught in the master’s course of Education and Culture at Santa Catarina University (Department of Science of Education).This study vas possible because oft an agreement with ffie Technological Department of Science in Joinville (SC). The main objective was searching for subsidies for research in Education. Also, to encourage scholars and masters’ students towards the development their dissertations. “Actionreflection-action”, a methodological strategy of”research-action”, became constant in the development programmed contents. Finally, we were aware ofthe fact that research in education can and must happen in daily academic activities as a basis for the education practice.
Key-Words: didactics. research. adion. teaching metoddogy
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.