Educação emocional: Um novo paradigma pedagógico?
Resumo
O objetivo da educação emocional não está centrado na mensuração da inteligência, mas sim, na sua otimização; a partir da educação das emoções. Constitui-se num processo complexo de construção permanente, originado no seio da família, passando pela escola e continuando por toda a vida. No entanto, não pode ser vista como mais um tipo de auto-ajuda ou uma receita que transforma todos os problemas em soluções.
Palavras-chave: inteligência emocional, educação emocional, paradigma.
Abstract:The objetctive of ernotional intelligence is not centered in the rneasuring of intelligence, but, in its optimizing, beginning from the education of the ernotions. It constitutes into a complex process of perrnanent construcion, deriving from the midst of the family, going through school and keeping on for the entire life. However, it can not be seen as a kind of self-help or a receipt that transforms ah problems into solutions.
Key-Words: emotional intelligence, emotional education, paradigm.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.