Inteligências múltiplas e altas habilidades uma proposta integradora para a identificação da superdotação<br>Multiple intelligences and high abilities an integrating proposal for gifted identification
Resumo
A identificação é, sem dúvida, um dos fatores mais importantes a se considerar em qualquer programa de atendimento ao grupo social que apresenta altas habilidades/superdotação. Os procedimentos de identificação devem estar associados à natureza do atendimento oferecido para estes sujeitos. Assim, a busca de uma proposta integradora na identificação tem sido uma preocupação dos profissionais que trabalham no Centro de Desenvolvimento, Estudos e Pesquisas nas Altas Habilidades – CEDEPAH/FADERS. Portanto, o objetivo deste estudo é sistematizar uma proposta de identificação em crianças com altas habilidades/superdotadas, na faixa dos quatro a seis anos, considerando a concepção de Inteligências Múltiplas de Howard Gardner e a Concepção de Superdotação, apresentada por Joseph Renzulli.
Palavras-Chave: Concepção de inteligência e superdotação. Identificação das altas habilidades/superdotação.
Identification is certainly one of the most important factors to be considered in any program to attend the social group that has exceptional abilities or that is considered gifted. The procedures for identification should be associated to the nature of attention offered to these children. Thus, the search for an integrated proposal for identification has been a concern of professionals who work at the Center for the Development, Study and Research of High Abilities - CEDEPAH/FADERS. Therefore, the purpose of this study is to systematize a proposal for identification in children with high abilities or who are gifted, from 4 – 6 years old, considering Howard Gardner’s concept of Multiple Intelligences and Joseph Renzulli’s Concept of the Gifted.
Key Words: Concepts of Intelligence and Giftedness. Identification of high abilities/giftedness.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.