Políticas Educacionais: implicações na formação continuada e na profissionalização docente<br>Educational Policies: implications for the continuous education and professionalization of teachers
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo refletir a respeito das implicações das políticas educacionais brasileiras atuais sobre a formação continuada e a profissionalização dos professores. No texto, são ressaltadas a emergência do neoliberalismo e das várias agências internacionais e a sua ação negativa junto às políticas educacionais e ao sistema educacional como um todo. Na seqüência, é chamada atenção para a situação desfavorecedora dos professores neste contexto e são apontadas alternativas que possam salvaguardar o papel da Educação como meio para a construção da cidadania, da formação integral do educando e da transformação social, mesmo no contexto das políticas educacionais vigentes.
Palavras-chave:Políticas educacionais. Formação continuada dos professores. Profissionalização docente.
Abstract: The purpose of this study is to reflect upon the implication of current Brazilian educational policy on the continuing education and professionalization of teachers. The text emphasizes the negative impact of neoliberalism and the various international financing agencies on educational policies and the educational system as a whole. Attention is then called to the unfavorable situation of teachers in this context and alternatives are indicated that can protect the role of Education as a means for the construction of citizenship, the integral education of the student and for social transformation, even in the context of current educational policies.
Key words: Educational polices. Continuous education of teachers. Teacher professionalization.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os artigos publicados pela revista são de uso gratuito, destinados a aplicações educacionais e não comerciais. Os direitos autorais são todos cedidos à revista. Os artigos cujos autores são identificados representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Linhas ou do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina.
A Revista Linhas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.