Design e transformação social: educação superior e ações extensionistas inclusivas no Museu Nacional do Calçado
DOI:
https://doi.org/10.5965/25944630822024e5151Parole chiave:
ensino superior, design social, extensão, museu, inclusãoAbstract
Este artigo examina o papel da educação superior de design na transformação social, guiado pelos princípios de inclusão e sustentabilidade, por meio do fortalecimento da extensão universitária. Para isso, tomou-se como ponto de partida o estudo de caso da exposição em homenagem a Zuzu Angel instalada no Museu Nacional do Calçado. A referida exposição esteve relacionada ao projeto de extensão "Moda e inclusão: design e vestuário para pessoas com deficiência visual", que tem como proposta promover a inclusão de pessoas com deficiência visual. Este projeto, por sua vez, acontece de modo a integrar atividades de extensão nos currículos de graduação, especificamente, no curso de Moda da Universidade Feevale. A proximidade que a extensão oportuniza entre acadêmico e a realidade complexa da comunidade, demonstrou coerência com a proposta de formar designers com a capacidade de adotar uma perspectiva baseada no design social e abordagens inclusivas para a transformação social. Durante o levantamento teórico, enfatizou-se a importância de abordagens críticas a respeito do design e das pedagogias usadas tanto para o ensino, como para base de suas metodologias. Por fim, foram apresentados os desafios e oportunidades enfrentados pela educação superior, com foco em acessibilidade e inovações tecnológicas para promover a inclusão de pessoas com deficiência visual.
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