A transversalidade como estratégia para a construção do pensamento projetual

Autori

  • Káritha Bernardo de Macedo Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar, R. Adriano Korman, 456, Bela Vista, 89110-971 Gaspar - SC; Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, 1907, Av. Me. Benvenuta - Itacorubi, 88035-901, Florianópolis - SC, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9583-5590
  • Maria Celeste Sanches Universidad Nebrija- Espanha https://orcid.org/0000-0002-0533-4793

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630622022e2151

Parole chiave:

transdisciplinaridade, pensamento projetual, metodologia projetual, ensino de projeto

Abstract

No âmbito educacional, quando tratamos do desenvolvimento do pensamento projetual, o grande desafio é gerar um entorno propício à transversalidade de saberes e ao aprendizado de meios que facilitem a gestão da criatividade. Nesse sentido, o dossiê número 11 apresenta o tema “A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO PROJETUAL: ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS TRANSVERSAIS”, a partir de distintas reflexões sobre o instrumental metodológico utilizado na condução das práticas criativas em classe. Considerando o contexto multifacetado atual, cresce a demanda por abordagens pedagógicas interdisciplinares, que favoreçam a integração de saberes, a prática reflexiva e a atuação colaborativa entre alunos e professores.  Diante disso, este dossiê oferece um espaço para compartilhar experiências e disseminar iniciativas aplicadas à gestão da criatividade em diferentes campos projetuais.  

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Biografie autore

Káritha Bernardo de Macedo, Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Gaspar, R. Adriano Korman, 456, Bela Vista, 89110-971 Gaspar - SC; Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, 1907, Av. Me. Benvenuta - Itacorubi, 88035-901, Florianópolis - SC, Brasil.

Káritha Bernardo de Macedo é doutora em Artes Visuais, na linh dea Ensino das Artes Visuais, pela Universidade Do Estado De Santa Catarina – UDESC, mestre em História (2014) e bacharel em Moda (2011) pela mesma instituição; professora do Instituto Federal de Santa Catarina- IFSC da área de Vestuário. Endereço para acessar Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7252572511854491 

Maria Celeste Sanches, Universidad Nebrija- Espanha

Graduada em Design Gráfico pela UFPR, possui Especialização em Moda pela UEL, Mestre em Desenho Industrial pela UNESP, Doutora em Ciências (área de Arquitetura e Urbanismo) pela FAU-USP e Doutora em Diseño, Fabricación y Gestión de Proyectos Industriales, pela Universitat Politècnica de València (UPV-Espanha). Membro dos Grupos de Pesquisa Design de Moda (CNPq), Estudios Transversales en Creación Contemporánea (Universidad Nebrija- Espanha) e da Red Internacional de Investigación en Diseño Sistémico (UPV - Espanha). Colaboradora Internacional da ABEPEM - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Pesquisadora no campo das metodologias de design, concentra seus estudos em design sistêmico e sintaxe visual no design de moda, possuindo inúmeras publicações na área, entre as quais se destaca o livro "Design de Moda: estratégias metodológicas em design". 

Riferimenti bibliografici

COELHO, Luiz Antonio L. Por uma Metodologia de Ideias – In: COELHO, Luiz Antonio L. (Org.). Design Método. Rio de Janeiro: PUC Rio; Teresópolis: Novas Idéias, 2006. v. 1, Cap. 2, p.39 – 53.

COELHO, L. A. L. Percebendo o método. In: COUTO, R. M. (Org.). OLIVEIRA, A. J. (Org.). Formas do design: por uma metodologia interdisciplinar. Rio de Janeiro: 2AB, 1999. v. 1, Cap. 2, p.28 – 51.

SANCHES, M.C., BARBOSA, T.M., HERNANDIS, B. e MARTINS, S.M. Bases para o ensino/aprendizagem de projeto no design de moda: conectando diretrizes didáticas e estratégias metodológicas. Revista Moda Palavra, 2015, 9 (17), p. 119-144.

Pubblicato

2022-06-01

Come citare

MACEDO, Káritha Bernardo de; SANCHES, Maria Celeste. A transversalidade como estratégia para a construção do pensamento projetual. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 2, p. 1–4, 2022. DOI: 10.5965/25944630622022e2151. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22151. Acesso em: 21 dic. 2024.