Il editoriale di moda basato sull'arte relazionale

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021175

Parole chiave:

Arte relazionale, Campo artistico, Fotografia di moda

Abstract

La ricerca studia l’editoriale di moda come narrativa fotografica e analizza i concetti di arte relazionale, confrontando, nel tempo, il posizionamento e la libertà di pensiero degli editoriali di moda con i loro collaboratori. Sempre di più, l'arte sta costruendo un campo che valorizza l'immagine come il luogo delle esperienze, nel quale lo spettatore è invitato a partecipare all'opera e ad assumere la stessa importanza dell'artista. Un'opera è completa solo come frutto di questa relazione. Gli autori studiati sono Nicolas Bourriaud, Anne Cauquelin e Vilém Flusser. Viene utilizzata la ricerca descrittiva focalizzandosi sugli editoriali di moda,  osservando la relazione tra editoriali, collaboratori  e loro spettatori. Infine si cerca di comprendere come un editoriale di moda, frutto di un dialogo tra ispirazione e relazioni condivise durante il processo artistico, possa essere considerato una forma di arte relazionale.

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Biografie autore

Vanilson Luis de Melo Coimbra, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

Centro Universitário Belas Artes - mestrando em Arquitetura, Urbanismo e Design 

Centro Universitário Belas Artes - Professor e idealizador do Curso Livre Básico Digital de Fotografia - desde 2020

Centro Universitário Belas Artes - Professor e idealizador  do Curso Livre de Fotografia e Editorial de Moda  - desde 2016

Encontros Fotográficos Práticos - Idealizador - desde 2019

Editoria Gemeco Itália – de 2013 a 2018 – editoria e colaboração de moda

Office Im  – desde 2005 – Proprietário, internacional manager

 

Jose Ronaldo Mathias, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo.

Possui Doutorado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) em 2006. Mestrado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC-SC) em 2001 e Graduação em Direito pela Presidente Antônio Carlos (UNIPAC-MG) em 1995. Coordenador da Iniciação Científica da Belas Artes e Coordenador da Extensão Universitária entre os anos de 2009 a 2011 no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Pesquisador Colaborador da Universidade de São Paulo FFLCH-USP. Professor da Graduação Antropologia, Direitos Humanos e História da Arte. Coordenador da Pós em História da Arte, Arte Educação e Comunicação e Retórica. Autor do livro Antropologia e Arte (2014), Editora Claridade, e Antropologia Visual (2016), Editora Nova Alexandria. Coordenador do Curso de Comunicação Social - Publicidade Propaganda e Licenciatura em Artes. Editor da Revista Arte 21 e Revista Belas Artes..

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Pubblicato

2021-02-01

Come citare

COIMBRA, Vanilson Luis de Melo; MATHIAS, Jose Ronaldo. Il editoriale di moda basato sull’arte relazionale. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 1, p. 175–197, 2021. DOI: 10.5965/25944630512021175. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18031. Acesso em: 18 lug. 2024.