Food Design e Inovação Social: relato de experiência didática
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630832024e5778Mots-clés :
design para a inovação social, ensino de design, food design, metodologias ativasRésumé
Com a expansão das possibilidades de atuação do design, emergiram segmentos como o design para a inovação social e o food design. Já existem trabalhos acadêmicos que relacionem design, sustentabilidade, inovação social e alimentação, mas sem se aprofundar em questões relativas ao ensino em Design. Para suprir essa lacuna, o presente artigo relata e analisa experiência didática realizada por meio de uma disciplina eletiva chamada “Food Design e Inovação Social”, ofertada para estudantes de Graduação em Design. O artigo também explora as contribuições de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, como sala de aula invertida e aprendizagem baseada em projetos. O método de pesquisa adotado foi a Design Science Research, envolvendo revisão bibliográfica, desenvolvimento do plano de ensino da disciplina – aqui tida como artefato -, teste da disciplina e avaliação com base no referencial teórica, nas percepções da professora e na avaliação dos alunos. A avaliação global da disciplina foi positiva, apesar das limitações identificadas e sugestões de melhoria. O uso de metodologias ativas mostrou-se proveitoso para o engajamento e aprendizagem, enquanto a oportunidade de conhecer e vivenciar novas possibilidades de atuação do design, que lidam com questões socioambientais, destacou-se como um dos principais diferenciais da disciplina.
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