Convergências entre Design Social e Design Centrado no Usuário: um estudo de casos em projetos acadêmicos de moda

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630632022e2367

Mots-clés :

Design Social, Design Centrado no Humano, Projeto Acadêmico de Moda

Résumé

Este artigo apresenta uma investigação das abordagens do Design Social e do Design Centrado no Usuário em projetos acadêmicos de moda. Primeiramente, são apresentados os fundamentos dos temas e, em seguida, um estudo de casos múltiplos em projetos acadêmicos, realizado em parceria com uma ONG de apoio a pessoas com deficiência visual, na cidade de Ponta Grossa (PR). Os projetos foram orientados pela metodologia centrada no usuário do toolkit Human Centered Design, da IDEO. O primeiro caso foi um coprojeto de oficina de Tie-dye. Já o segundo, um projeto empático, que resultou em um organizador de bolsa/mochila. Foi possível, então, constatar a viabilidade da interseção dessas abordagens para a realização de projetos acadêmicos, propiciando um olhar empático dos estudantes com os usuários.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Luciana da Silva Bertoso, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Doutoranda em Design (UFPR). Mestre em Design (UFPR). Especialista em Produção de Moda e Styling (Universidade Positivo). Graduada em Design de Moda (UEL). Lattes http://lattes.cnpq.br/5627433545412681. E-mail:luciana.bertoso@ufpr.br.

Références

ABRAS, C.; MALONEY-KRICHMAR, D.; PREECE, J. User-centered Design. In: BAINBRIDGE, W. et al. Berkshire Encyclopedia of Human-Computer Interaction, Massachusetts: Berkshire Publishing Group LLC, v. 2, p. 763-768, 2004.

BONOTTO, E. Abordagens e métodos orientados ao Design Social. 2016. 110 f. Dissertação (Mestrado em Design) –Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

CHENG, H. H.; CHOU, W. H. A curricular case study: Constructing the essential factors in “social design” teaching. International Journal of Information and Education Technology, [s. l.], v. 9, n. 9, p. 639–644, 2019.

GIACOMIN, J. What is Human Centered Design? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO EM DESIGN, 10., 2012, São Luís. Anais [...]. São Luís: EDUFMA, 2012. p. 148-161.

HARADA, F. J. B. et al. O Design Centrado No Humano aplicado: A utilização da abordagem em diferentes projetos e etapas do design. Revista D.: Design, Educação, Sociedade e Sustentabilidade, Porto Alegre, v. 8 n. 2, p. 87-107, 2016.

IDEO. HCD – Human Centered Design: Kit de ferramentas. EUA: Ideo, 2009. 102 p. Disponível em: http://www.ideo.com/work/human-centered-design-toolkit/. Acesso em: 14 out. 2020.

ISO. International Organization for Standardization. ISO 9241-210:2010. Ergonomics of human-system interaction – Part 210: Human-centered design for interactive systems. 1. ed. [S. l.: s. n.], 2010. Disponível em: https://www.iso.org/standard/52075.html. Acesso em: 07 out. 2020.

KRIPPENDORFF, K. Propositions of Human-centeredness: A Philosophy for Design. In: DURLING, D.; FRIEDMAN, K. (ed.). Doctoral Education in Design: Foundations for the Future. Staffordshire: Staffordshire University Press, 2000. p. 55-63.

LOWDERMILK, T. Design Centrado no usuário. São Paulo: Novatec, 2013.

MERINO, G. S. A. D. GODP – Guia de Orientação para Desenvolvimento de Projetos: Uma metodologia de Design Centrado no Usuário. Florianópolis: NGD/Ufsc, 2016. Disponível em: https://ngd.ufsc.br/wp-content/uploads/2018/03/e-book-godp.pdf. Acesso em: 07 out. 2020.

NORMAN, D. O design do dia a dia. Rio de Janeiro: Rocco, 2006.

PAZMINO, A. V. Uma reflexão sobre Design Social, Eco Design e Design Sustentável. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE DESIGN SUSTENTÁVEL, 1., 2007, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2007. Disponível em: http://bit.ly/2k8SohK. Acesso em: 06 out. 2020.

PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: Métodos e Técnicas da Pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

Téléchargements

Publiée

2022-09-15

Comment citer

BERTOSO, Luciana da Silva. Convergências entre Design Social e Design Centrado no Usuário: um estudo de casos em projetos acadêmicos de moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 3, p. 1–20, 2022. DOI: 10.5965/25944630632022e2367. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/22367. Acesso em: 21 déc. 2024.