O outro no projeto de design: relatos em moda

Auteurs

  • Luísa Mendes Tavares Colégio Pedro II

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630432020068

Mots-clés :

projeto de desing , desing participativo , desing de moda

Résumé

Este artigo relata as experiências metodológicas em duas disciplinas de projeto no curso de Bacharelado em Design de Moda. Em ambos os casos, o projeto é realizado a partir do encontro com pessoas que não são da área. Seguindo a concepção de que o design é um campo interdisciplinar, múltiplas vozes são fundamentais para a formação de um designer que atua na construção de uma sociedade mais justa e respeitosa. Para embasar teoricamente as metodologias propostas nas disciplinas, parte-se do design participativo até as linhas contemporâneas, que buscam a ampliação tanto dos modos de fazer design como dos seus campos de atuação.

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Biographie de l'auteur

Luísa Mendes Tavares, Colégio Pedro II

Possui graduação em Desenho Industrial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008), graduação em Design de Moda pelo Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil (2005), Licenciatura em Artes Visuais pela AVM (2014) e Mestrado e Doutorado em Artes pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Atualmente é professora de Artes Visuais no ensino básico do Colégio Pedro II. Tem experiência na área de Artes Visuais e Design, atuando principalmente nos seguintes temas: performance, pele, camuflagem, instalação, rua, traje e moda.

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2020-10-02 — Mis à jour le 2020-10-21

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MENDES TAVARES, Luísa. O outro no projeto de design: relatos em moda. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 68–92, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020068. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/18105. Acesso em: 26 nov. 2024.