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Projeto de ensino design de moda para a sustentabilidade:

atuação no ano de 2019 no IFRS Campus ERECHIM

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.5965/25944630432020118

Résumé

A indústria do vestuário apresenta ao longo de seu ciclo impactos ambientais e sociais.
Desse modo, a conscientização ambiental acerca desses impactos bem como seu enfrentamento
é premente entre os profissionais da área. Tendo em vista esse cenário, este artigo tem
como objetivo apresentar a concepção e atuação do Projeto de Ensino Design de Moda para
a Sustentabilidade ao longo do ano de 2019 no IFRS campus Erechim. Para tanto, utiliza como
método o relato de experiência, expondo o contexto de criação, os procedimentos utilizados
e as ações implementadas ao longo do projeto. Como resultado, o projeto proporcionou a
aproximação entre as disciplinas dos cursos da área de Moda e a temática design para a sustentabilidade,
fomentando a consciência ambiental dos futuros profissionais.

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Biographie de l'auteur

Andréia Mesacasa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS

Possui Graduação em Moda - Habilitação em Estilismo (2003) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Especialização em Moda, Criação e Produção (2005) pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Mestrado em Desenvolvimento Regional (2012) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Doutorado em Design (2018) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente efetiva dos Cursos Técnicos em Modelagem do Vestuário, Concomitante em Produção de Moda e Superior de Tecnologia em Design de Moda do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Erechim. Tem experiência na área de Design de Moda, com ênfase em Desenvolvimento de Produto, Desenho, Materiais e Processos Têxteis e Ecodesign.

Références

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Publiée

2020-10-02

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MESACASA, Andréia. Projeto de ensino design de moda para a sustentabilidade: : atuação no ano de 2019 no IFRS Campus ERECHIM. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 3, p. 118–134, 2020. DOI: 10.5965/25944630432020118. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17724. Acesso em: 22 nov. 2024.