A modelagem por trás dos moldes: experiências em sala de aula
DOI :
https://doi.org/10.5965/25944630312019113Résumé
O objetivo deste artigo é identificar, analisar, confeccionar e testar os roteiros de confecção de moldes que são apresentados por autores nos cursos de vestuário, com o intuito de tornar um aprendizado mais acessível e dinâmico. A dificuldade de didática nas disciplinas de modelagem reuniu professores do IFPI e IFMA com a intenção de refletirem sobre essas práticas. As ferramentas metodológicas utilizadas na pesquisa foram entrevistas e grupo focal, com alunos e professores envolvidos no contexto. Encontramos, como resultados preliminares de uma pesquisa em andamento, discrepâncias de entendimentos dos roteiros, interpretações variadas no passo a passo, além de identificarmos folgas de grande proporção no molde básico. Essas características nos impulsionam a continuarmos a pesquisa e desejarmos entender as dificuldades e facilidades de cada roteiro de confecção de moldes propostos aos estudantes da área de vestuário.Téléchargements
Références
ABLING, Bina. Moulage, modelagem e desenho: prática integrada. Porto Alegre: Bookman, 2014
BEDUSCHI, Danielle Paganini; ITALIANO, Isabel Cristina. Descrição e análise da evolução dos métodos e obras de modelagem plana no Brasil: de 1960 aos dias atuais. Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica: Revista de Design, Inovação e Gestão Estratégica, São Paulo, v. 4, n. 2, p.1-20, 2 ago. 2013. Disponível em: < http://www2.cetiqt.senai.br/ead/redige/index.php/redige/article/viewFile/203/250 >. Acesso em: 25 ago. 2016.
BEZERRA, Germana Maria Fonenelle; MARTINS, Suzana Barreto. Equação da ergonomia no design de vestuário: espaço do corpo, modelagem e materiais. 2013. Disponível em: < http://coloquiomoda.com.br/anais/anais/2-Coloquio-deModa_2006/artigos/107.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2016.
BRANDÃO, Gil. Curso de corte e costura. São Paulo: Editora Três, 1983.
DEBUS, M. Manual para excelencia en la investigación: mediante grupos focales. Washington (USA): Academy for Educational Development; 1997.
HEINRICH, D. P. Modelagem & técnicas de interpretação para a confecção
industrial. São Paulo: Editora Estação das Letras e Cores, 2016.
Kitzinger J, Barbour RS. Introduction: the challenge 4 and promise of focus groups. In: Kitzinger J, Barbour RS, organizadores. Developing focus group research: politics, theory and practice. London (UK): Sage; 1999.
LAKATOS, E. M. de A.; MARCONI, M. de A. Fundamentos da metodologia
científica. São Paulo: Atlas, 2003
ROLLIM, C.; RADICETTI, E. Modelagem Industrial feminina: construção de bases, técnicas e interpretação de modelagem. Rio de Janeiro: Editora Clube de autores, 2009.
SANTOS, Virginia L. A. Ministrando a disciplina de modelagem do vestuário. 2015. Disponível em: < http://www.coloquiomoda.com.br/anais/anais/11-Coloquio-de-Moda_2015/COMUNICACAO-ORAL/CO-EIXO2-ENSINO-E-EDUCACAO/CO--2-MINISTRANDO-A-DISCIPLINA-DE-MODELAGEM-DO.pdf >. Acesso em: 25 ago. 2016.
SILVEIRA, Icléia. Usabilidade do Vestuário: Fatores Técnicos/Funcionais. Moda Palavra E-periódico, Florianópolis, v. 1, n. 1, p.21-39, jul. 2008. Disponível em: < http://www.revistas.udesc.br/index.php/modapalavra/article/view/7566/5070 >. Acesso em: 25 ago. 2016.
WHYTE, W. Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área urbana pobre e degradada. Trad. Maria Lucia de Oliveira. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
- Les auteurs conservent les droits d’auteur et concèdent à la revue le droit de première publication, l’œuvre étant simultanément mise à disposition sous la Licence Creative Commons Attribution 4.0 International, qui autorise:
1. Le partage — la copie et la redistribution de la matière sous toute forme ou support, pour toute utilisation, y compris commerciale.
2. L’adaptation — le remixage, la transformation et la création à partir du contenu, pour toute utilisation, y compris commerciale. Le concédant ne peut révoquer ces libertés tant que vous respectez les conditions de la licence.
Conformément aux conditions suivantes:
1. Attribution — Vous devez créditer de manière appropriée l’œuvre, fournir un lien vers la licence et indiquer si des modifications ont été effectuées. Cette attribution doit être faite dans toute circonstance raisonnable, sans toutefois suggérer que le concédant vous soutient ou soutient votre utilisation de l’œuvre.
2. Aucune restriction supplémentaire — Vous ne pouvez appliquer des conditions légales ou des mesures techniques qui restreindraient juridiquement autrui d’accomplir tout acte permis par la licence. - Le plagiat, sous toutes ses formes, constitue une pratique de publication contraire à l’éthique et est inacceptable. Cette revue utilise le logiciel de contrôle de similarité iThenticate.

