Pra começo de conversa: a história da moda contada por professores e alunos do curso técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630412020094

Resumo

       O objetivo do trabalho é analisar as práticas pedagógicas utilizadas nas disciplina história da moda, nos cursos técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos. Utilizamos o Grupo focal como ferramenta metodológica para entendermos tais questões. Compreendemos que o uso de imagens possibilita a interpretação da história, em determinados períodos, com uma riqueza de informações e detalhes. Entendemos, por meio da História da Moda, as linhas de desenvolvimento do ser humano, da política e da parte social em geral, bem como as interações entre a sociedade, arte, história e sua multidisciplinaridade. Relacionamos aqui os fatos da vida social, econômica e cultural, associando visualidades ao fazermos a correlação dos acontecimentos com as silhuetas representativas de cada período. Compreendemos que somente assim poderemos fazer reflexões da moda como mediadora das relações humanas com a sociedade, expressa pela roupa que ela veste e interpretada como mercadoria, identidade e comportamento.

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Biografia do Autor

Márcio Soares Lima, IFMA - Instituto Federal do Maranhão

ORCID: 

https://orcid.org/0000-0003-0381-2074

Mestre em Design pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2018). Especialista em Gestão e Stylist de Moda pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2013). Graduado em Design de Moda pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2010). Graduado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Piauí -UFPI (2006). Atualmente é Professor EBTT, na área de Produção e Vestuário e Moda do Instituto Federal do Maranhão - IFMA. Tem experiência na área de Criação, Modelagem, Desenvolvimento e Produção de Produtos de Moda, artesanato. Integrante do NIDA - Núcleo de Pesquisas em Inovação, Design e Antropologia. 

Raquel Gomes Noronha, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO - UFMA

Raquel Noronha é designer (ESDI-UERJ, 2001), mestre (PPGCSoc-UFMA, 2008) e doutora (PPCIS-UERJ, 2015) em Antropologia. Professora adjunta da Universidade Federal do Maranhão, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Design/UFMA. Líder do NIDA ? Núcleo de pesquisas em inovação, design e antropologia (CNPq), desenvolve pesquisa nas áreas de identidade cultural e patrimônio, metodologias participativas, relação design-materiais-artesanato e Design Anthropology. Dirigiu o documentário À mão e fogo (2014), é autora dos livros Identidade é valor: as cadeias produtivas do artesanato de Alcântara-MA (2011); No coração da Praia Grande (2015) e coautora de Artesanato no Maranhão, práticas e sentidos (2016) e Cirandas de saberes: percursos cartográficos e prática artesanal em Alcântara e Baixada Maranhense (2017). Atual chefe do Departamento de Desenho e Tecnologia da UFMA e vice-coordenadora do Programa de Pós Graduação em Design 

Elisângela Tavares da Silva, INSTITUTO FEDERAL DO MARANHÃO - IFMA

Mestra em Turismo e Hotelaria pela Universidade do Vale do Itajaí (SC), Historiadora pela Universidade Federal do Piauí,com especialização em História e Historiografia do Brasil. Possui graduação em Design de Moda pela Faculdade de Saúde, Ciências Humanas e Tecnológicas do Piauí (2010). Atua na área de Produção do Vestuário e Moda no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão.Gerencia o DERI - Departamento de Extensão e Relações Institucionais do campus S. João dos Patos desde 2015. Tem experiência na área de História contemporânea, História do Brasil. Áreas de interesse: Ciências Sociais Aplicadas; Turismo e Hospitalidade;Design e Produção de Moda, História: Identidade e Memória e História da Moda; Artesanato e Moda.

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Publicado

2020-02-01

Como Citar

LIMA, Márcio Soares; NORONHA, Raquel Gomes; SILVA, Elisângela Tavares da. Pra começo de conversa: a história da moda contada por professores e alunos do curso técnico em vestuário do IFMA, campus São João dos Patos. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 1, p. 94–107, 2020. DOI: 10.5965/25944630412020094. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/16417. Acesso em: 21 nov. 2024.