Cartografía a través del dibujo: territorios de pertenencia de Stephen Farthing

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630812024e4954

Palabras clave:

dibujo, enseñando, cartografía

Resumen

La entrevista al profesor Stephen Farthing recorre parte de su trayectoria como artista, investigador y docente en dibujo, incluyendo reflexiones sobre las funciones del dibujo y su proceso de aprendizaje a partir de su comprensión como conocimiento interdisciplinario, yendo más allá del campo de las artes. Farthing establece relaciones entre el dibujo, la cartografía y la percepción de pertenencia a territorios mapeados por el dibujo y la necesidad de registrar el espacio, las dimensiones, la historia y las emociones. Es también a través del propio dibujo que el investigador investiga sus intereses en el arte, como en sus estudios sobre la pintura. Los dibujos del artista instigan tanto reflexiones sobre la pintura como sobre el dibujo mismo como forma de reflexión y elaboración del pensamiento. Es en este sentido que el investigador defiende la enseñanza del dibujo a través de un enfoque amplio, entrelazando áreas de conocimiento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jade Katchiri Brusco Gomes, Universidade do Estado de Santa Catarina

Mestranda na linha de Ensino das Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Arte Visuais/ PPGAV da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC, especialista em Museus, Galerias e Arquivos pela Universidade Positivo (2020), graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes do Paraná (2019) e Licenciatura em Pedagogia pela FAEL (2022). É professora de ensino fundamental, atelierista e ilustradora

Anelise Zimmermann, Universidade do Estado de Santa Catarina

Anelise Zimmermann é doutora pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Design da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com bolsa CNPq pelo Programa Ciências sem Fronteiras em Doutorado Sanduíche na University of the Arts London, Reino Unido, com estudos voltados à prática, aprendizagem e ensino do desenho. Durante essa pesquisa, desenvolveu a série de filmes Desenho Conectando Conhecimentos, a qual ganhou o prêmio destaque na Bienal Brasileira de Design Gráfico de 2019. É professora efetiva da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC e pesquisadora. Foi Chefe do Departamento de Design (2020-2023). É integrante dos Grupos de Pesquisa: Entre Paisagens/UDESC; RIDE, Rede Internacional de Design/Educação/UFPE; e LITERALISE: Grupo de pesquisa em literatura Infantil e juvenil e práticas de mediação literária/UFSC. Foi coordenadora do Programa de Extensão Entre Livros, Tipos e Desenhos: interlocuções da cultura gráfica (UDESC/2018-2019) e atualmente faz parte do Programa de Extensão Apotheke (UDESC). Concluiu Mestrado em Artes Visuais pela UDESC (2008) com pesquisa voltada à ilustração de livros infantis. Dentro desta mesma área participou de cursos no Central Saint Martin College of Art and Design - University of the Arts London no Reino Unido (2006) e na Scuola Internazionale d'Illustrazione em Sàrmede/Italia (2011). Desenvolve projetos para livros infantis e entre os livros ilustrados estão No Cafundó das Estrelas (Sérgio Napp, 2013), livro selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para integrar o catálogo de publicações representando o Brasil na Children's Book Fair em Bologna/Itália de 2014, O Gato (Bartolomeu Campos de Queirós, 2014), o qual ganhou o prêmio de Os 30 melhores livros do ano de 2014 pela Revista Crescer, Histórias sopradas em vento (Fábio Medeiros, 2018)e Triolé, Triolé, Vamos ler? Poemas de Cruz e Sousa (Eliane Debus (Org.), o qual recebeu o selo de Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (2022). Possui Graduação em Desenho Industrial - Programação Visual (UFSM/2001) e Comunicação Social: Publicidade e Propaganda (UFSM/1998).Como designer, atuou no estúdio Usina Escritório de Desenho (SP) desenvolvendo projetos de identidade visual, embalagem e ilustração para projetos para Unilever Bestfoods e Quaker

Publicado

2024-02-01

Cómo citar

GOMES, Jade Katchiri Brusco; ZIMMERMANN, Anelise. Cartografía a través del dibujo: territorios de pertenencia de Stephen Farthing. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 1–11, 2024. DOI: 10.5965/25944630812024e4954. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/24954. Acesso em: 21 dic. 2024.