Encaje de bolillos y upcycling: uma propuesta de innovación

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630612022e1216

Palabras clave:

Encaje de bolillos, Upcycling, inovacion

Resumen

La sostenibilidad se refiere a la capacidad de mantener o conservar un proceso o sistema. En un mundo lleno de mercancías y en un entorno saturado de descartes en límites que ya no son aceptables, la demanda de escenarios sostenibles requiere cambios en los patrones de producción y consumo. En el área de Moda, el desarrollo sostenible concierne a un modelo de producción que reduce los impactos sociales y ambientales, evitando el formato de producción lineal y buscando su alternativa circular. Alineado con los preceptos de la sostenibilidad y la moda circular, el upcycling puede entenderse como una alternativa ecológica que le da un nuevo significado y función a cierto material que de otro modo sería descartado. El objetivo de este estudio es presentar algunos puestos llave y resultados relevantes de la investigación de campo que busco describir el camino del encaje de Bolillos en Florianópolis. Se trata, en este sentido, de investigación aplicada con el desarrollo de un proyecto de innovación, basado en la Orientación para el Desarrollo de Proyectos (GODP), en la práctica del diseño de Diseño de Moda que dio como resultado una metodología adaptada del proyecto con un enfoque centrado en el usuario, a su vez desarrollado a partir de la vocación y potencialidad de la artesanía tradicional local, el Encaje de Bolillos de Florianópolis, en el contexto de la moda y la sostenibilidad. Basado en literatura específica sobre el encaje de Bolillos, aportes teóricos sobre la sostenibilidad y de la práctica del diseño, combinados con investigación de campo, el estudio demuestra la amplitud de las actividades del Diseño y su potencial como herramienta estratégica para el desarrollo sostenible del Municipio de Florianópolis.

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Biografía del autor/a

Lucas da Rosa, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Bacharel em Ciências Econômicas (Ano: 2000) - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Especialista no Lato-Sensu em Moda: Criação e Produção (Ano: 2002) e Mestre em Educação e Cultura (Ano: 2005), ambas formações na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Doutor em Design (Ano 2012) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atualmente é professor efetivo na UDESC, trabalhando no Bacharelado em Moda e no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Tem experiência no Setor de Moda, com ênfase na Tecnologia do Vestuário, trabalhando principalmente na concepção e desenvolvimento de produtos. (Texto informado pelo autor)

Luciana Dornbusch Lopes, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento, área Mídia do Conhecimento e linha de Pesquisa: Mídia e Conhecimento na Educação, PPGEGC UFSC (2019). Mestra em Design e Expressão Gráfica, Pós DESIGN UFSC (2012). Especialista em Moda: Criação e Produção, UDESC (2004); Bacharela em Moda, Habilitação Estilismo, UDESC (2001). Atualmente é professora universitária-assistente da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Centro de Artes (CEART). Membro do Laboratório de Tecnologia do Vestuário e Economia Criativa ? LaCRIAT UDESC e do Laboratório Experimental de Produto de Moda - LabProMODA; Membro dos Grupos de Pesquisa Design de Moda e Tecnologia (UDESC/CNPq) e Grupo de Pesquisa Significação da Marca, Informação e Comunicação Organizacional (SIGMO/UFSC/CNPq). Membro no Programa de Pós-Graduação do Mestrado Profissional de Design de Vestuário e Moda (PPGModa). Atua principalmente nos temas relacionados ao ensino superior e pós-graduação, Moda e Tecnologia do Vestuário, Modelagem; Design e Tecnologia do Vestuário; Tecnologia Pedagógica MOOC no ensino online de Vestuário e Moda; Economia Criativa; Metodologia de Pesquisa de Revisão Sistemática de Literatura e Moda.

Dulce Maria Holanda Maciel, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC)

Doutorado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão de Design, Ergonomia e Meio Ambiente, pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2007). Mestrado em Engenharia de Produção com ênfase em Gestão Ambiental pela UFSC (2002). Graduação em Engenharia Elétrica pela UFSC (1986). Pós-Graduação em Design de Moda pela Universidade Estácio de Sá SC (2011).Graduação em Moda na Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC(2011). Atua principalmente nos seguintes temas: gestão de design, ergonomia, uso de materiais em projetos, materiais têxteis, produto de moda,Criatividade conceito e tema de coleção de moda e fundamentos da linguagem visual. Possui mais de 15 anos de atuação em diversas empresas com enfase no diagnóstico e definição da atuação de estratégias de gestão nas empresas.

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Publicado

2022-02-01

Cómo citar

ALENCAR, Monica Vieira de; ROSA, Lucas da; LOPES, Luciana Dornbusch; MACIEL, Dulce Maria Holanda. Encaje de bolillos y upcycling: uma propuesta de innovación. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 6, n. 1, p. 1–23, 2022. DOI: 10.5965/25944630612022e1216. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/21216. Acesso em: 21 dic. 2024.