A arte figurativa de mestras-artesãs do Alto do Moura, Caruaru - PE, e os sentidos estéticos e sensíveis sobre questões de gênero

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630522021031

Palavras-chave:

Estética Feminista, Gênero, Imaginário

Resumo

O presente estudo é uma análise estética, sensível e feminista da produção de artesanato em barro de uma mestra-artesã da comunidade do Alto do Moura, Caruaru, Pernambuco. O processo de análise e investigação refere-se às obras da mestra artesã Marliete Rodrigues, considerando que compreender as recorrências estéticas, sensíveis, simbólicas e subjetivas presentes na produção artística de mulheres artesãs pode evidenciar o imaginário que se constitui a partir das vivências socioculturais cotidianas das artistas sobre questões de gênero. A partir de dada dimensão fenomenológica, buscamos responder a perguntas como: Qual a centralidade dos elementos estéticos e sensíveis nas obras da artesã? Quais elementos de gênero e ligados ao cotidiano da comunidade são materializados através dos símbolos presentes nas obras analisadas? É possível caracterizar como feminista a estética que se desenvolve a partir do imaginário e é expressa em suas obras? Os resultados obtidos apontam que apesar de, à primeira vista, a obra da mestra parecer estar inscrita numa espécie de feminilidade compulsória, pelo uso recorrente de elementos ligados a flores, o recato no vestuário e as ações das mulheres retratadas, a obra de Marliete se revela dissidente ao propor sutis rupturas nas estruturas a partir das quais a arte em barro da comunidade do Alto do Moura é constituída.

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Biografia do Autor

Ilzy Gabrielle Soares da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Design - Universidade Federal de Pernambuco / Centro Acadêmico do Agreste. Bolsista de Iniciação Científica - Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. Pesquisadora d'O IMAGINÁRIO - Grupo de Pesquisas Transdisciplinares sobre Estética, Educação e Cultura (UFPE/CNPq) e do Grupo de Pesquisa sobre Contemporaneidade, Subjetividades e Novas Epistemologias (UPE/CNPq).

Mário de Faria Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Sciences Sociales - Université de Paris 5, Sorbonne (2008). DEA (Diploma de Estudos Aprofundados) em Ciências Sociais - Université de Caen Basse Normandie (2001). Graduação em Design - Ecole dArchitecture de Grenoble (1996), Graduação em Design - Universidade Federal de Pernambuco (1992). Pesquisador no CEAQ - Centre dEtude sur lActuel et le Quotidien e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre o Imaginário. Coordenador do Laboratório de Pesquisas Transdisciplinares sobre Moda (LPTM-CNPq). Professor Adjunto III, Universidade Federal de Pernambuco (Centro Acadêmico do Agreste). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Cultura Popular, atuando principalmente nos seguintes temas: Imaginário, Estética, Pós-Modernidade, Barroco e Gênero e Moda.

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Publicado

2021-06-01

Como Citar

SILVA, Ilzy Gabrielle Soares da; CARVALHO, Mário de Faria. A arte figurativa de mestras-artesãs do Alto do Moura, Caruaru - PE, e os sentidos estéticos e sensíveis sobre questões de gênero. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 5, n. 2, p. 31–48, 2021. DOI: 10.5965/25944630522021031. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/19869. Acesso em: 22 dez. 2024.