Arte e moda

uma experiência na Escolinha de Arte do Recife

Autores

  • Ediel Andrade Moura UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630512021111

Palavras-chave:

Arte/educação, Estamparia, Iza do Amparo, Sustentabilidade

Resumo

Partindo da compreensão da Abordagem Triangular como caminho para elaboração de   mundos por meio de interpretações de imagens, objetos artísticos e contextos, serão apresentados neste artigo alguns procedimentos arte/educativos desenvolvidos durante o curso de férias da Escolinha de Arte do Recife (EAR) no ano de 2020. A fim de registrar como a instituição vem atuando, primeiramente faremos uma breve contextualização histórica do surgimento da instituição e de suas perspectivas pedagógicas na contemporaneidade, para em seguida observarmos a atividade artística de estamparia com materiais alternativos. Apresentaremos como ocorreu o processo de formação estética e ética de crianças na EAR, como elas ampliaram suas percepções sobre as temáticas: Sustentabilidade, desigualdade social e Cultura local. No final, como será visto, guiado pelas técnicas de estamparia utilizadas por alguns artistas, o arte/educador promoveu experiências artísticas que prepararam previamente as crianças para a experiência do encontro  presencial com a artista Iza do Amparo.

Biografia do Autor

Ediel Andrade Moura, UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

Natural de Recife, graduando em Artes Visuais, e Artista Visual das linguagens: gravura e performance. Pesquisador da história da Arte, com dois artigos publicados pela ANPAP Nordeste. Possui experiência como Arte Educador, em ambientes não formais como: Galeria Corbiniano Lins (SESC), Instituto de Arte Contemporânea (UFPE), e na Escolinha de Arte do Recife (EAR), e em projetos pedagógicos e culturais em ONGs da Região Metropolitana do Recife.

Referências

AZEVEDO, Fernando Antônio Gonçalves. de. Abordagem triangular no ensino das artes como teoria e a pesquisa como experiência criadora. Recife: Editora SESC, 2016

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Org.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: Editora UFSM, 2013, p. 27-35

IAVELBERG, Rosa. Para Gostar de Aprender Arte, Sala de Aula e Formação de Professores. Porto Alegre: Artmed. 2003

PUCCINI, Camila; ROBIC, André. Lowsumerism: o consumo consciente no mercado da moda. XI Semana de extensão, pesquisa e pós-graduação – sepesq sepesq, out. 2015. Laureate International Universities . UniRitter. Porto alegre: 2015. Acesso:https://www.uniritter.edu.br/files/sepesq/arquivos_trabalhos/3612/663/753.pdf

SILVA, Maria Betânia e. Memórias não são só memórias: a Escolinha de Arte do Recife (1953-2013). Recife: Editora Universitária da UFPE, 2013.

Figura 1: https://www.spotart.com.br/izadoamparo

Figura 2:https://www.spotart.com.br/izadoamparo

Figura 3:https://www.spotart.com.br/izadoamparo

Figura 6: https://www.opovo.com.br/jornal/vidaearte/2019/05/31/exposicao-em-sao-paulo-reune-160-artistas-em-busca-de-novos-sentidos-para-o-nordeste.html

Downloads

Publicado

2021-02-01