Modelagem e sintaxe visual: uma conexão imprescindível para a formação do pensamento projetual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5965/25944630422020050

Palavras-chave:

ensino de projeto, moelagem , sintaxe visual da forma

Resumo

A formação de um designer de moda deve promover competências que permitam ao estudante conectar variáveis e conceitos na busca de soluções coerentes ao longo do processo projetual. Para tanto, este texto tem como propósito discorrer sobre uma ação didática denominada Projeto Integrador, realizada no Curso de Design de Moda da Universidade Estadual de Londrina, que atua segundo um projeto pedagógico fundamentado na Aprendizagem Baseada em Projetos (PjBL) e na abordagem interdisciplinar. Apresenta-se os esforços didáticos realizados para promover o desenvolvimento das habilidades atuantes na sintaxe visual da forma do vestuário de moda e dos fundamentos da modelagem no decorrer do processo projetual. Os resultados alcançados foram positivos para o contexto educacional, promovendo conexões teórico-práticas e a imersão dos estudantes no processo de síntese dos princípios sintáticos e da experimentação da forma.

 

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Biografia do Autor

Maria Antonia Romão da Silva, Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR

Doutoranda em Educação do programa da Universidade Estadual de Londrina - PPEDu UEL. Mestre em Educação (PPEDu - UEL), especialista em Metodologia da Ação Docente (UEL), especialista em Gestão do Design (UEL) e graduada em Design de Moda (UEL). Atua como docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina nas áreas de comunicação visual, projeto, gestão do design, modelagem, processos de ensino aprendizagem e desenvolvimento humano. Membro dos grupos de pesquisa certificados pelo CNPq: Design de Moda; Cognitivismo e Educação.Atualmente desenvolve estudos sobre o uso de inteligência artificial e realidade aumentada na promoção da autorregulação da aprendizagem no ensino de design de moda.

Thassiana de Almeida Miotto Barbosa, Universidade Estadual de Londrina Londrina, PR

Mestre em Design (PPG Design - UNESP), especialista em Gestão do Design (UEL) e graduada em Design de Moda (UEL). Docente e pesquisadora da Universidade Estadual de Londrina, atua e pesquisa assuntos da área de modelagem do vestuário e metodologia de projeto. Membro do grupo de pesquisa Design de Moda, certificado pelo CNPq.

Maria Celeste de Fatima Sanches, Universidad Nebrija, España Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina, PR

Graduada em Design Gráfico pela Universidade Federal do Paraná, possui Especialização em Moda pela Universidade Estadual de Londrina, Mestrado em Desenho Industrial pela Universidade Estadual Paulista, Doutorado em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e Doutorado em Diseño, Fabricación y Gestión de Proyectos Industriales, pela Universitat Politècnica de València. Atualmente, é professora convidada (pós-graduação) na Universidade Estadual de Londrina e professora associada na Universidad Antonio de Nebrija (Espanha). Membro do Grupo de Pesquisa Design de Moda (CNPq) e do Grupo Internacional de Investigación en Diseño Sistémico (Universitat Politècnica de València - Espanha). Colaboradora Internacional da ABEPEM - Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda. Pesquisadora no campo das metodologias de design, con enfoque na abordagem sistêmica e sintaxe visual no design de moda.

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Publicado

2020-06-01

Como Citar

DA SILVA, Maria Antonia Romão; BARBOSA, Thassiana de Almeida Miotto; SANCHES, Maria Celeste de Fatima. Modelagem e sintaxe visual: uma conexão imprescindível para a formação do pensamento projetual. Revista de Ensino em Artes, Moda e Design, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 50–70, 2020. DOI: 10.5965/25944630422020050. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/ensinarmode/article/view/17068. Acesso em: 20 nov. 2024.