Em busca da valorização do processo no ensino do balé clássico: estratégias para um trabalho consciente

Autores

  • Helena Thofern Lessa Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.5965/1808312912182017005

Resumo

Este texto questiona a lógica dominante de pensamento no balé clássico, o qual tem como foco a forma do movimento, e incentiva a sensibilização dos alunos para a importância das sensações corporais durante o processo de ensino-aprendizagem. O objetivo central do trabalho foi discutir estratégias e compartilhar exemplos práticos que busquem valorizar o processo no ensino do balé clássico. Como aporte teórico foram utilizados principalmente os autores Vianna (2005) e Strazzacappa (2012). A utilização de imagens mentais associadas ao estudo da anatomia foi apontada como estratégia de ensino para o desenvolvimento da consciência corporal. As propostas sugeridas buscam incentivar professores a propor conteúdos de forma mais criativa aos alunos para sensibilizar o conhecimento sobre si.

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Biografia do Autor

Helena Thofern Lessa, Universidade Federal de Pelotas

Fisioterapeuta e licenciada em Dança. Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas na área de Comportamento Motor.

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Publicado

2017-05-02

Como Citar

THOFERN LESSA, Helena. Em busca da valorização do processo no ensino do balé clássico: estratégias para um trabalho consciente. DAPesquisa, Florianópolis, v. 12, n. 18, p. 05–13, 2017. DOI: 10.5965/1808312912182017005. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/9353. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos