Teatro com Idosos: reflexões sobre o projeto Maturidade (En)Cena

Autores

  • Renata Patrícia Silva Universidade Federal do Tocantins. Professora do Curso de Licenciatura em Teatro
  • Fernanda Moreira Rodrigues Universidade Federal do Tocantins

DOI:

https://doi.org/10.5965/18083129172025e0008

Palavras-chave:

prática teatral, extensão, coletivo, idosos, etarismo

Resumo

O presente artigo tem como intento apresentar as ações desenvolvidas pelo projeto de extensão Maturidade (En)Cena, cujo propósito é a prática teatral com idosos por meio de oficinas, montagem e circulação de espetáculos. Tal prática tem se pautado nos estudos e pesquisas no campo do Teatro em Comunidades, e busca desenvolver neste artigo alguns diálogos e aproximações entre as ações desenvolvidas pelo projeto e aspectos que caracterizam as práticas teatrais em comunidades, com o objetivo de ampliar a discussão neste campo de pesquisa e aprofundar os estudos e práticas que vêm sendo realizados dentro do projeto extensionista. Para tanto recorre-se aos escritos de Nogueira (2008), Boal (2011) e Freire (1979; 1987) a fim de se estabelecer esses diálogos e aproximações e se demonstrar como o projeto de extensão vem caminhando em direção a uma prática dialógica, coletiva e colaborativa, com foco na comunidade em que atua. 

 

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Biografia do Autor

Renata Patrícia Silva, Universidade Federal do Tocantins. Professora do Curso de Licenciatura em Teatro

Professora do curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Tocantins. Doutora em Artes pela Universidade Estadual Paulista.Mestre em Artes pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Pesquisadora no campo da Pedagogia do Teatro, com estudos que vão ao encontro do Teatro na Escola, com ênfase para o espaço como potencializador da criação artística de alunos e professores no cotidiano escolar. Orienta pesquisas na área do Teatro na Educação Infantil, Formação de Professores em Teatro e Teatro na Educação Não-Formal. 

Fernanda Moreira Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Licenciatura em Artes cênicas pelo Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do Tocantins - IFTO. Especialização em Ensino de Arte: técnicas e procedimentos pela Universidade Cândido Mendes. Técnica em Artes Dramáticas pelo IFTO. Atualmente é cenógrafa efetiva da Universidade Federal do Tocantins, onde desenvolve trabalhos e pesquisas nas áreas de cenografia, teatro com idosos, visualidades e narrativas.

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Publicado

04-09-2025

Como Citar

SILVA, Renata Patrícia; MOREIRA RODRIGUES, Fernanda. Teatro com Idosos: reflexões sobre o projeto Maturidade (En)Cena. DAPesquisa, Florianópolis, v. 19, n. 01, 2025. DOI: 10.5965/18083129172025e0008. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/dapesquisa/article/view/18738. Acesso em: 5 set. 2025.

Edição

Seção

Artigos