Cartas entre artistas pesquisadoras professoras
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0018Palavras-chave:
Artes na educação, Escrita e arte, Ensino-Metodologia, Performance (Arte)Resumo
Uma conversa, um compartilhar experiências. Este texto é um conjunto de três cartas entre pesquisadoras-artistas-professoras. Estela escreveu a primeira delas relatando sua experiência como professora-artista em busca de pedagogias da performance. O formato de sua carta suscitou o desejo de diálogo entre outras mulheres cuja experiência era semelhante. Sendo assim, Ines, Juliana e Raquel dispuseram-se a respondê-la falando sobre suas metodologias e refletindo sobre os desafios que enfrentam nas salas de aula da escola, da universidade e do instituto federal. Além de serem pesquisadoras-artistas-professoras, entrelaçam-se os interesses no campo da performance e da dança seja pensando na cena, no ensino-aprendizagem ou nas possibilidades de escrita acadêmica.Downloads
Referências
BAITELLO JUNIOR, N. O Pensamento Sentado: sobre glúteos, cadeiras e imagens. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2012.
BASBAUM, R. Amo os artistas-etc. In: MOURA, R. (org.). Políticas institucionais, práticas curatoriais. Belo Horizonte: Museu de Arte da Pampulha, 2005. Disponível em: https://rbtxt.files. wordpress.com/2009/09/artista_etc.pdf. Acesso em: 14 de nov. 2019.
CIOTTI, N. O professor-performer. Natal: EDUFRN, 2014.
ALICE, T. O Re-Enactment como Prática Artística e Pedagógica no Brasil. Revista e-misférica, New York, v. 8, n. 1, 2011. Disponível em: http://archive.hemisphericinstitute.org/hemi/pt/e-misferica-81/alice. Acesso em: 21 set. 2016.
BONDÍA, J. L. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000 100003 . Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782002000100003. Acesso em: 5 ago. 2011.
FABIÃO, E. Performance e teatro: poéticas e políticas da cena contemporânea. Sala Preta, São Paulo, v. 8, p. 235-246, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2238-3867.v8i0p235-246. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/salapreta/article/view/57373. Acesso em: 31 mar. 2014.
FABIÃO, E. Programa performativo: o corpo-em-experiência. ILINX-Revista do LUME, Campinas, n. 4, dez. 2013. Disponível em: https://www.cocen.unicamp.br/revistadigital/index.php/lume/article/ view/276. Acesso em: 12 jun. 2013.
LIMA, A. P. F. de C. Fluxus em museus: museus em fluxus. 2009. Tese (Doutorado em História da Arte) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2009. Disponível em: http://www.repositorio.unicamp.br/handle/REPOSIP/280776. Acesso em: 25 jun. 2012.
PINEAU, E. L. Critical Performative Pedagogy: Fleshing out the politics of liberation education. In: STUCKY, N.; WIMMER, C. (ed.) .Teaching Performance Studies. U.S.A. : Southern Illinois University, 2002. p.41-54.
PINEAU, E. L. Nos Cruzamentos entre a performance e a Pedagogia: uma revisão prospectiva. Revista Educação e Realidade, Porto Alegre, v. 35 n. 2, p. 89-113, maio/ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/14416 . Acesso em: 22 de jan. 2020.
RACHEL, D. P. Adote um artista, não deixe ele virar professor. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2014.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
TEIXEIRA, T. C. A arte da performance na escola pública: estudo de casos sobre os sentidos da subversão no universo escolar. 2019. Dissertação (Mestrado em Teoria e Prática do Teatro) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2019. DOI: https://doi.org/10.11 606/D.27.019.tde-24092019-163910. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/ 27/27156/tde-24092019-163910/pt-br.php. Acesso em: 14 nov. 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Estela Vale Villegas, Ines Saber de Mello, Juliana Lima Liconti, Raquel Purper
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.