O que é escrita performativa?
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312915252020e0015Palavras-chave:
Artes cênicas, Escrita e arte, Performance (Arte)Resumo
Este texto é uma apresentação de formulações, modos e imagens a partir da pergunta-título ‘o que é escrita performativa?’, apresentando a coletânea de textos da proposta Do tema aos modos, reflexões e invenções: pesquisa em artes e as escritas da pesquisa, produzidos por artistas-pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades brasileiras, que trazem consigo o interesse e exercício reflexivo da Pesquisa em Arte na e pela escrita, através de seus procedimentos e possibilidades.
Downloads
Referências
ADICHIE, Chimamanda Ngozi. The danger of a single story. [S. l.: s. n], jul. 2009. 1 vídeo (18 min., 34 sec.). Website: TED Ideas Worth Spreading. Disponível em: https://www.ted.com/talks/chimamanda_ngozi_adichie_the_danger_of_a_single_story. Acesso em: 12 fev. 2020.
AGAMBEN, G. Infância e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG; 2005.
AGAMBEN, G. Signatura rerum: sobre o método. Barcelona: Anagrama, 2010.
ANZALDÚA, G. Falando em línguas: uma carta para as mulheres escritoras do terceiro mundo. Revista Estudos Feministas. Florianópolis, v. 8, n. 1, p. 229-236, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/%25x. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/ref/article/view /9880/9106. Acesso em: 12 fev. 2020.
AUSTIN, J. L. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
BASBAUM, R. R. Manual do artista – etc. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2013.
BUTLER, J. Cuerpos que importan. Sobre los limites materiales y discursivos del “sexo”, In: TAYLOR, D.; FUENTES, M. (org). Estudios avanzados de performance, México: Fondo de Cultura Economica USA, 2011. p. 51-90.
CABALLERO, I. D. Cenários liminares: teatralidades, performances e política. Uberlândia: EDUFU, 2016.
EINSTEIN, A. A Teoria da Relatividade Especial e Geral. São Paulo: Atlas,1991.
FERNANDES, C. Pesquisa Somático-Performativa: sintonia, sensibilidade, integração. Art Research Journal, Natal, RN, v. 1, n. 2, p.76-95, jul./dez. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5262/4239. Acesso em: 12 dev. 2020.
FORTIN, S.; GOSSELIN, P. Considerações metodológicas para a pesquisa em arte no meio acadêmico. Art Research Journal, Natal, RN, v. 1, n. 1, p. 1-17, jan./jun. 2014. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/artresearchjournal/article/view/5256/4314. Acesso em: 12 fev. 2020.
FOUCAULT, M.l. A ordem do discurso. São Paulo: Edições Loyola, 2012.
GOFFMAN, E. The presentation of self in everyday life. New York: Doubleday, 1959.
HASEMAN, B. Manifesto for Performative Research. Media International Australia incorporating Culture and Policy, Austrália, n. 118, feb. 2006. p. 98-106.
HOOKS, B. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. 2. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2013.
HOOKS, B. O feminismo é para todo mundo: políticas arrebatadoras. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 2018. E-book. Disponível em: https://www.record.com.br/produto/o-feminismo-e-para-todo-mundo-2/. Acesso em: 12 fev. 2020.
LADDAGA, R. Estética da emergência: a formação de outra cultura das artes. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
LAWRENCE, W. Weiner Lawrence interview: the means to answer questions. [S.l.: s.n], 17 mar. 2014. 1 vídeo (12 min., 29 sec.). Entrevista cedida ao canal Louisiana Channel. Disponível em: https://youtu.be/AscU8wKzbbE. Acesso em: 14 fev. 2020.
LATOUR, B. Reagregando o social: uma Introdução à teoria do Ator-Rede. Salvador, BA : EDUFBA, 2012.
LYRA, L. de F. R. P. de. Guerreiras e Heroínas em performance: Da artetnografia à Mitodologia em Artes Cênicas. 2010. Tese (Doutorado em Artes Cênicas), Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2011. Disponível em: http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPO SIP/284426. Acesso em: 12 fev. 2020.
MONTAIGNE, M. de. Os Ensaios: livro I. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, L. (org.). Pistas do método de cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2009.
RAGO, M. A aventura de contar-se: feminismos, escritas de si e invenções da subjetividade. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
RIBEIRO, D. Pequeno manual antirracista. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
ROCHA, T. O que é dança contemporânea? Salvador: Conexões criativas, 2016.
SANTOS, C. M. dos; BIANCALANA, G. R. Autoetnografia: um caminho metodológico para a pesquisa em artes performativas. Revista Aspas, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 53-63, 2017. DOI: https://doi. org/10.11606 /issn.2238-3999.v7i2p53-63. Disponível em: http://www.revistas.usp.br/aspas/article /view/137980 . Acesso em: 17 fev. 2020.
SCHECHNER, R. Performance studies: an introduction. 2. ed. New York : Routledge, 2006.
TAYLOR, D. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
ZAMBONI, S. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. Campinas, SP: Autores Associados, 1998.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Ines Saber de Mello, Franciele Machado de Aguiar, Jussara Belchior Santos, Luane Pedroso de Oliveira, Matheus Abel Lima de Bitencourt, Tereza Franzoni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original, reconhecendo a autoria e publicação inicial nesta revista.
A DAPesquisa, segue as recomendações do movimento de Acesso Aberto, proporciona acesso público a todo seu conteúdo, a partir do princípio de que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
Plágio, em todas as suas formas, constitui um comportamento antiético de publicação e é inaceitável. A revista DAPesquisa utiliza o software iThenticate de controle de similaridade.