Aplicação das tipologias psicológicas de Keirsey para formação de equipes no processo de inovação
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910142015053Resumen
O presente estudo traz a discussão a respeito da formação de equipes multidisciplinares e o desafio de integrar os conhecimentos presentes na organização no processo de inovação. Tendo em vista o fomento ao desenvolvimento de uma abordagem para formação de equipes baseada em pessoas, mas complementar e articulada à abordagem do processo. A perspectiva das pessoas foi aqui construída tomando por base as tipologias psicológicas desenvolvidas por Keirsey (2015) e processo de inovação, compreendido como um processo de criação de conhecimento envolvendo diferentes entidades (indivíduos, grupos e organizações), sob o aporte da teoria de Nonaka e Takeuchi (1997). Com viés qualitativo, o estudo identificou relações entre as tipologias psicológicas e os modos de criação dos diferentes conhecimentos ligados ao processo de inovação. Por fim, os resultados sugerem que todas as pessoas podem contribuir para o processo de inovação e criação de conhecimento, desde que posicionadas adequadamente.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.