Censura: ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910132015031Resumen
O presente artigo analisa a atuação da censura no teatro em Santa Catarina, em três momentos distintos, permeados por três trabalhos específicos. O primeiro, é a peça Os palhaços de Miraci Dereti, censurada em Joinville/SC no ano de 1968 pelo Regime Militar. A seguir vem a peça Norigama de Borges de Garuva, que sofreu proibições em 1985 também em Joinville, já em pleno processo da abertura política, por conta de colocar o nú em cena. E por último, a peça Kassandra de Sérgio Blanco com a atriz e produtora Milena Moraes, que foi selecionada para participar da Terceira Maratona Cultural de Florianópolis, em 2013, onde a censura já deveria estar fora de nosso vocabulário, mas exigiram que a peça fosse apresentada em outro local que não o Bokarra - Casa de Tolerância - onde o espetáculo foi criado e levado ao público. Observando estes três fatos é possível perceber o quanto a censura ainda se faz presente em nosso cotidiano.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.