Censura: ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910132015031Abstract
O presente artigo analisa a atuação da censura no teatro em Santa Catarina, em três momentos distintos, permeados por três trabalhos específicos. O primeiro, é a peça Os palhaços de Miraci Dereti, censurada em Joinville/SC no ano de 1968 pelo Regime Militar. A seguir vem a peça Norigama de Borges de Garuva, que sofreu proibições em 1985 também em Joinville, já em pleno processo da abertura política, por conta de colocar o nú em cena. E por último, a peça Kassandra de Sérgio Blanco com a atriz e produtora Milena Moraes, que foi selecionada para participar da Terceira Maratona Cultural de Florianópolis, em 2013, onde a censura já deveria estar fora de nosso vocabulário, mas exigiram que a peça fosse apresentada em outro local que não o Bokarra - Casa de Tolerância - onde o espetáculo foi criado e levado ao público. Observando estes três fatos é possível perceber o quanto a censura ainda se faz presente em nosso cotidiano.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.