Os usos sociais do desenho: pesquisa e projeto de tecnologia assistiva no contexto da APAE
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910132015107Resumen
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa, de atividades pontuais que se iniciaram em 2010 e transcorrem até a atualidade. As demandas por projetos relacionados à Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa foram apontadas por profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE do município de São José, das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação, tendo por objetivo inicial a busca de soluções mais adequadas de objetos de apoio aos educandos nas atividades da vida diária, nas condições de mobilidade e nas atividades de apoio educacional. A proposta metodológica deste projeto se concentra no processo participativo de criação de artefatos com envolvimento direto dos profissionais mencionados e das pessoas com deficiência, considerando as especificidades de cada deficiência e de cada contexto de projeto. Para tanto, concluiu-se aqui como fundamental o processo contínuo de construção de modelos físicos, conceituação e criação de soluções que envolvam desde o ambiente escolar às residências dos educandos.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista concuerdan con los siguientes términos:
Los autores mantienen los derechos de autor y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución No Comercial que permite el compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
Esta revista, siguiendo las recomendaciones del movimiento de Acceso Abierto, proporciona acceso público a todo su contenido, siguiendo el principio de que hacer libre el acceso a investigaciones genera un mayor intercambio global de conocimiento.
Plagio, en todas sus formas, constituye un comportamiento antiético de publicación y es inaceptable. La Revista DAPesquisa se reserva el derecho de usar software u otros métodos de detección de plagio para analizar los trabajos sometidos.