Os usos sociais do desenho: pesquisa e projeto de tecnologia assistiva no contexto da APAE
DOI:
https://doi.org/10.5965/1808312910132015107Abstract
Este artigo apresenta os resultados parciais de pesquisa, de atividades pontuais que se iniciaram em 2010 e transcorrem até a atualidade. As demandas por projetos relacionados à Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa foram apontadas por profissionais da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - APAE do município de São José, das áreas de Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Educação, tendo por objetivo inicial a busca de soluções mais adequadas de objetos de apoio aos educandos nas atividades da vida diária, nas condições de mobilidade e nas atividades de apoio educacional. A proposta metodológica deste projeto se concentra no processo participativo de criação de artefatos com envolvimento direto dos profissionais mencionados e das pessoas com deficiência, considerando as especificidades de cada deficiência e de cada contexto de projeto. Para tanto, concluiu-se aqui como fundamental o processo contínuo de construção de modelos físicos, conceituação e criação de soluções que envolvam desde o ambiente escolar às residências dos educandos.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
The authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication, with the study being simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution-Noncommercial License, which allows the sharing of work with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
This journal, following the recommendations of the Open Access movement, provides public access to all its content, following the principle that free access to research leads to a greater global exchange of knowledge.
Plagiarism in all its forms constitutes unethical publication behavior and is unacceptable. The Journal DAPesquisa reserves the right to use software or other methods of detecting plagiarism to analyze submitted works.